Urbanização

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Urbanização é o processo de afastamento das características rurais de um lugar ou região, para características urbanas. Geralmente, está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia.

Demograficamente, o termo significa a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos, mas também pode designar a ação de dotar uma área com infraestrutura e equipamentos urbanos, como água, esgoto, gás, eletricidade e serviços urbanos como transporte, educação e saúde.

A urbanização é estudada por várias ciências, como a sociologia, a geografia e a antropologia. As disciplinas que procuram entender, regular, desenhar e planejar os processos de urbanização são o urbanismo, o planejamento urbano, o planejamento da paisagem, o desenho urbano, a geografia, entre outras.

O processo de urbanização deu lugar à origem de grandes cidades, que perderam os limites precisos entre elas.

Urbanização pode ser também o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural, e só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural.

A maior parte da população brasileira, por exemplo, está nas cidades.

Urbanização brasileira

A urbanização consiste em um processo de crescimento das cidades na era industrial, com um deslocamento do centro da vida social do campo para as cidades e penetração das reformas nas áreas rurais.

No Brasil, a urbanização ocorreu de uma forma rápida e desorganizada. A urbanização de uma zona dependia muito dos recursos que poderiam ser encontrados no local, por exemplo, cana-de-açúcar e ouro.

No século XX a urbanização ganhou força no Brasil graças à industrialização, e só depois da metade desse século o Brasil passou a ser considerado um país urbano.

Essa industrialização trouxe muitos progressos de nível técnico, como introdução do sistema hidráulico, de iluminação, e saneamento básico. Surgiram também planos para construir logradouros públicos com zonas verdes.

Urbanização mundial

O conceito de urbanização existe em todos os países, e ganhou força sobretudo depois da I Guerra Mundial.

Num contexto mundial, a urbanização tinha como objetivo fazer com que as zonas habitacionais fossem dotadas de espaços verdes, de centros culturais e esportivos.

Planejamento urbano

Planejamento urbano é um projeto de desenvolvimento e organização urbanísticos de uma porção territorial. Visa promover o maior proveito social e comodidade dos habitantes, através da observância de normas de estética, higiene e infra-estruturas.

Traduzem-se em limitações ao incontrolado exercício do direito de propriedade, condicionando a ocupação do solo e disciplinando a faculdade de construir.

Urbanização e industrialização

A industrialização do século XIX provocou um rápido crescimento das cidades, resultando em grandes aglomerações de habitações em péssimas condições, problemas de abastecimento, zonas insalubres e dificuldade de trânsito.

O aumento do tráfego e a instalação de indústrias provocam assim uma contaminação crescente do meio.

Urbanização e meio ambiente

O processo de urbanização descontrolado trouxe graves problemas para o meio ambiente e as espécies de fauna e flora que nele habitam.

Por exemplo, a retirada de vegetações, desvios de rios, construções de barragens e hidroelétricas para abastecer com energia as cidades e outras ações do homem urbanizado contribuem para o desequilíbrio do ecossistema.

Veja também:

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar