Significado de Salvo pelo Gongo

O que é Salvo pelo Gongo:

"Salvo pelo gongo" é uma expressão utilizada quando algo de negativo está prestes a acontecer, mas, repentinamente, esta situação consegue ser evitada, geralmente são casos em que o indivíduo está sob perigo ou perante uma cena constrangedora.

Existem diversas versões para explicar a origem da expressão, e a mais difundida está ligada aos casos de pessoas enterradas vivas com surtos de catalepsia.

Catalepsia é um distúrbio que impede o doente de se movimentar, e para evitar essas tragédias, as famílias na Europa amarravam uma corda no pulso do defunto, e prendiam-na a um sino que ficava do lado de fora do túmulo.

Caso a pessoa não estivesse morta, tocaria o sino e seria literalmente salva pelo gongo. Existia uma pessoa que ficava de guarda no cemitério para ver se o morto ressuscitava, normalmente o coveiro.

Outra versão sobre a origem desta expressão, diz que teria surgido em Londres, no século 17, onde um guarda do palácio de Windsor foi acusado de dormir no posto, porém ele alegou que estava tão acordado que tinha ouvido o sino da igreja tocar 13 vezes naquela noite e a expressão em inglês é "saved by the bell", ou seja, o guarda foi salvo pelo gongo.

"Salvo pelo gongo" também remete às lutas de boxe, onde os lutadores são obrigados a pararem com o combate quando ouvem o som do gongo. Normalmente, o gongo soa quando o juiz nota que um dos lutadores está sofrendo muito, portanto, é “salvo pelo gongo”.

Ver também o significado de quebrar o gelo

O significado de Salvo pelo Gongo está na categoria: Expressões Populares