Significado de Hierarquia Urbana

O que é Hierarquia Urbana:

Hierarquia urbana consiste numa forma de organização entre as cidades, onde os grandes centros urbanos apresentam influência sobre as médias e pequenas cidades.

Esta hierarquização é formada principalmente com base na diversificação econômica dos centros urbanos, fazendo com que aqueles com menor desenvolvimento estejam dependentes e subordinados às metrópoles mais desenvolvidas.

Também é através da hierarquia urbana que é organizado o espaço nacional, em termos de influência de certos centros urbanos sobre outros. Funciona como um indicador da importância de uma cidade, sendo esta nem sempre dependente do seu tamanho, mas de outros fatores influenciadores, como a dinâmica de mercadorias, pessoas, serviços e informações que possui, por exemplo. A hierarquia urbana pode apresentar uma escala regional, nacional ou mundial.

A hierarquia urbana está relacionada com o ranking de cidades, desde a menor até a que tem maior população. Dentro da hierarquia urbana as cidades podem mudar de posição, uma vez que existem transferências de população entre as cidades, fazendo com que variem de posição.

Hierarquia urbana brasileira

No Brasil, a hierarquia urbana segue o modelo proposto pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): Metrópoles, Capitais Regionais, Capitais Sub-Regionais, Centros de Zona e Centros Locais. Em outros países do mundo, no entanto, os padrões de classificação da hierarquia urbana podem variar, principalmente de acordo com a estruturação dessas nações.

A hierarquia urbana é formada por metrópoles nacionais, que são as grandes cidades; as metrópoles regionais, que são cidades que exercem uma polarização em uma extensa região; capitais regionais, que são cidades que polarizam uma área menor ou menos importante em termos de população; centros regionais, que são cidades polarizadas pelas capitais regionais e que polarizam uma grande quantidade de cidades locais, e as cidades locais, que são pequenas cidades que exercem influência numa área reduzida, onde predominam padrões rurais ou semi-urbanos de moradia, como vilas, por exemplo.

Ver também: significado de Zona urbana.

Hierarquia urbana e Rede urbana

O conceito de hierarquia urbana está baseado na noção de rede urbana, que seria um conjunto integrado de cidades que estabelecem relações econômicas, sociais e políticas entre si.

As redes urbanas são frutos dos processos de urbanização observados em todos os países, onde há um agrupamento de cidades que estão integradas em diferentes escalas. Aliás, a partir desta diferenciação de níveis de desenvolvimento das redes urbanas é que surge o conceito da hierarquização dos centros urbanos.

Atualmente, as redes urbanas podem ser classificadas em: megalópoles (cidades globais), metrópoles, cidades médias e pequenas.

Data de atualização: 29/11/2016.