Significado de Mise en scène

O que é Mise en scène:

Mise en scène é uma expressão francesa que está relacionada com encenação ou o posicionamento de uma cena. O mise en scène também está relacionado com a direção ou produção de um filme ou peça de teatro.

Esta expressão surgiu desde as apresentações das peças teatrais clássicas na França, no século XIX, para definir o movimento dos personagens pelo cenário e o posicionamento dos objetos no palco.

Também pode ser considerado mise en scène tudo aquilo que aparece no enquadramento, como por exemplo: atores, iluminação, decoração, adereços, figurino, etc.

O termo, no entanto, ficou conhecido por ser empregado nos primeiros "filmes de autor" no começo do século XX. Cada "diretor-autor" tinha o seu modo particular de construir uma cena, ficando conhecido por seu mise en scène (modo de posicionar a cena, ou seja, os efeitos de luz, enquadramento da câmera, entonação de voz, gestos e movimentos no cenário, etc).

Não ficando limitado apenas à parte técnica da produção, o mise en scène possui uma característica marcante em cada "cineasta-autor" pelo teor dramático que transmite, ao mesmo tempo que utiliza de modos não convencionais de construir a cena.

Mesmo o mise en scène ser uma expressão utilizada maioritariamente na indústria cinematográfica, o termo pode ser usado para definir qualquer tipo de situação onde se "constrói" uma cena, definindo o cenário ou outros elementos.

Exemplo: Em uma festa de aniversário, o aniversariante ao escolher a decoração e os convidados, está montando a mise en scène de sua festa.

No cinema francês, alguns dos grandes cineastas que se destacaram por seu mise-en-scène, foram François TruffautJean-Luc GodardAlain Resnais, considerados os pioneiros do movimento da Nouvelle Vague Francesa.

O significado de Mise en scène está na categoria: Geral