O que é um plot twist?

Plot twist é uma reviravolta inesperada no enredo de um filme ou série, que muda completamente o resultado final de uma história ficcional.

Os finais inesperados na trama são elaborados propositalmente para surpreender o público, que ao assistir imagina possíveis resultados óbvios para a história.

Os 10 melhores plot twists de filmes

No cinema, o plot twist é uma das técnicas que marca a história de roteiristas, diretores e principalmente do público. Por isso, elaboramos uma lista com os dez filmes que surpreenderam muitas pessoas com o seu final completamente imprevisível! Mas, fique atento: contém spoilers!

1. Ilha do medo

O filme de 2010, estrelado pelo ator Leonardo Dicaprio, conta a história do detetive Teddy Daniels que é levado para um hospital psiquiátrico, localizado na Ilha Shutter. Sua ida tem por propósito a investigação do desaparecimento de uma paciente acusada de matar seus três próprios filhos.

O plot twist desse enredo é que Daniels é na verdade Andrew Laeddis, um paciente do hospital psiquiátrico no qual imaginou estar atuando em uma investigação. Daniels estava em tratamento e era culpado por assassinar sua esposa Rachel, depois que ela matou seus três filhos.

Aqui, o autor surpreende o público ao mostrar que toda a trama na verdade era uma espécie de um jogo mental criado pelo personagem para livrá-lo de sua culpa e insanidade.

2. Amnésia

Esse famoso enredo relata a história de Leonard Shelby. Um homem que sofre de uma perda de memória irreversível após uma invasão em sua casa, que resultou no estupro e assassinato da sua esposa. Leonard passa a procurar incessantemente o assassino, tatuando as informações na própria pele e fazendo anotações estratégicas.

O plot twist desse enredo é que a esposa de Leonard foi realmente estuprada, mas sobreviveu à invasão. Leonard a matou com uma overdose de insulina e criou toda essa história como uma maneira de lidar com a sua própria culpa.

3. Se7en

Nesse famoso filme de 1995, estrelado por Brad Pitt, dois detetives, Somerset e Mills, procuram incessantemente um assassino em série obcecado com os sete pecados capitais.

O plot twist desse enredo é que o assassino, John Doe, se oferece para revelar aos detetives seus dois corpos finais, que completam os sete pecados.

Quando Somerset chega a um local no meio do deserto, recebe uma caixa de um entregador e encontra a cabeça da esposa de seu parceiro, Mills. Doe então admite que a matou por inveja, o sexto pecado capital, e desafia Mills a matá-lo, tornando a ira o sétimo e último pecado e assassinato.

4. Clube da Luta

Numa das tramas mais aclamadas de Hollywood, o corretor de seguros Edward Norton, que sofre de uma grave insônia, começa a frequentar um grupo de auto ajuda na tentativa de viver uma vida menos medíocre.

Nesse período, ele conhece Tyler Durden, um fabricante de sabonetes interpretado por Brad Pitt. Juntos, formam o Clube da Luta, que rapidamente se transforma em um grande movimento nacional.

O plot twist desse filme acontece quando Edward quer dar um basta nas proporções que o clube tomou. Nesse momento, Tyler desaparece e Edward descobre que ele e Tyler Durden são a mesma pessoa, fruto do seu distúrbio de personalidade.

5. Sexto sentido

A história do filme Sexto Sentido é sobre o menino Cole, que tenta lidar com o fato de ver pessoas mortas e precisar ajudar essas almas perdidas. Malcolm, um terapeuta interpretado por Bruce Willis, tem o objetivo de ajudar o menino ao longo desse processo.

O plot twist desse filme é quando o terapeuta descobre que está morto e é uma das almas perdidas, que o menino Cole tenta ajudar.

6. Planeta dos Macacos

Nessa história, três astronautas aterrissam em um planeta desconhecido depois de viajar 2.000 anos para o futuro. Nesta nova terra, primatas como gorilas, orangotangos e chimpanzés dominam o mundo, enquanto o homo sapiens é considerado e tratado como escravos.

O plot twist desse clássico do cinema é que o protagonista acredita estar o tempo todo em um outro planeta. Porém, na cena final, ele tropeça na Estátua da Liberdade, afundada em uma praia, mostrando que na verdade ele estava no planeta Terra, em muitos anos no futuro.

7. Corra!

O filme de Jordan Peele traz a história de Chris Washington, enquanto o personagem, juntamente com sua namorada Rose Armitage, viaja para visitar os pais dela pela primeira vez.

Chris, um homem afro-americano, sente imediatamente a tensão de chegar a uma área suburbana branca e fica incomodado como os poucos negros que existem naquele lugar se comportam. Ao longo da sua estadia, a família de Rose apresenta uma grande simpatia pelo rapaz e uma estranha obsessão por pessoas negras.

O plot twist do filme acontece quando Chris descobre que sua namorada o seduziu para a família com o objetivo de vender seu corpo para um homem branco.

A família de Rose usa um processo de transferência da consciência de pessoas brancas para o corpo de pessoas negras. Tudo isso envolve hipnose, uma operação cerebral e a venda de pessoas negras em leilão.

8. A Chegada

Nessa história, os serviços da professora de linguística Louise Banks são chamados quando alienígenas chegam à Terra. Enquanto experimentava visões de sua filha, que morreu de câncer na adolescência, Louise tenta se comunicar com os alienígenas, numa forma de discernir o objetivo de sua visita.

O plot twist acontece quando Louise decifra a linguagem dos alienígenas, o que lhe dá a capacidade de ver o futuro. O que pensávamos serem flashbacks são na verdade relevações sobre o futuro da personagem, que descobre que terá de lidar com a morte de sua filha que ainda não nasceu.

9. Os Outros

Nessa história estrelada por Nicole Kidman, Grace é uma mãe que tenta proteger seus dois filhos de forças sobrenaturais que aparecem e atormentam sua família na casa em que vivem.

O plot twist desse filme é que os filhos de Grace são os espíritos que a atormentavam. A própria personagem os matou por desespero, quando descobriu a suposta morte do seu marido durante a Segunda Guerra Mundial.

10. As Duas Faces de Um Crime

Um advogado de defesa, interpretado por Richard Gere, acredita firmemente que seu cliente gago, Edward Norton, não é culpado por assassinar um influente arcebispo católico.

Mais tarde, seu cliente é inocentado devido a sua insanidade, depois de ser diagnosticado com transtorno de personalidade múltipla.

O plot twist acontece quando descobre-se que Edward fingiu sua insanidade. No final da trama, seu advogado percebe, perturbado, que o assassino não era gago e não sofria de qualquer transtorno psiquiátrico.

Veja também o significado de spoiler.

Data de atualização: 16/04/2020.