Significado de Mise en place

O que é Mise en place:

Mise en place (pronuncia-se “miz õ plas”) é um termo francês bastante utilizado na área da gastronomia, principalmente com o advento da Nouvelle Cuisine, que significa "pôr em ordem" ou "colocar no lugar uma determinada coisa".

A definição de mise en place, de acordo com o Larousse Gastronomique é que ele é o conjunto de operações que precedem a preparação propriamente dita de cada processo de preparo na cozinha.

Ela então consiste na etapa inicial para o preparo de qualquer prato culinário, onde é separado e organizado todos os utensílios e ingredientes necessários para sua execução.

Os ingredientes devem estar já medidos, bem como as verduras, legumes e carnes já devem estar cortadas e tratadas. Os utensílios também já devem estar separados para o manuseio.

Em uma cozinha profissional, por exemplo, a mise en place é um procedimento obrigatório, pois facilita e organiza todas as operações necessárias para a preparação de qualquer receita.

A mise en place é um procedimento fundamental para o desempenho das funções de um cozinheiro profissional, para que ele possa se certificar de que não tem nenhum ingrediente faltando para o preparo da receita.

Além desta utilização, o termo mise en place também é utilizado para organizar a montagem da mesa para as refeições.

É quando colocamos na ordem de utilização os talheres, taças, pratos e outros utensílios que serão utilizados durante um jantar, por exemplo. Este tipo de organização é de responsabilidade do garçom.

mise en place

Veja também o significado de Gastronomia.

Atualizado em