Significado de Monólogo

O que é um Monólogo:

Monólogo é o nome dado para um discurso feito por apenas uma pessoa, sem interação com outros participantes e de modo ininterrupto.

O monólogo é um tipo de discurso presente principalmente nos estudos da oratória e teatrais.

O monólogo consiste num diálogo de determinada pessoa consigo mesma, falando sempre com o seu “próprio eu” ou, em alguns casos, se direcionando ao público presente.

O monólogo cômico, também conhecido como stand up comedy, é outro exemplo onde o protagonista apresenta uma fala única, sem a participação de outras pessoas ao longo do seu discurso.

Saiba mais sobre o significado do Stand Up Comedy.

Etimologicamente, a palavra monólogo se originou a partir da junção de dois elementos gregos: monos, que significa “um” ou “único”, e logos, relativo a “ideia” ou “palavra”.

Logo, o significado literal de monólogo seria justamente “palavra de um”.

Monólogo interior e exterior

Quando se fala em monólogo teatral, este pode ser subdividido em duas principais categorias: o Monólogo Exterior e o Monólogo Interior.

O monólogo exterior é quando o ator fala se dirigindo para a sua plateia, já o monólogo interior (mais popular nas apresentações teatrais) consiste na reflexão do personagem com ele próprio. Este último tipo de monólogo também é conhecido como solilóquio.

Os solilóquios procuram explorar o estado psicológico do personagem interpretado pelo autor, visto que este questiona seus próprios sentimentos, espelhando situações que todas as pessoas vivenciam em seu interior.

Data de atualização: 15/02/2016.