Nerd

O que é um nerd:

Nerd significa uma pessoa muito dedicada aos estudos, que exerce atividades intelectuais muitas vezes inadequadas para sua idade.

O termo é usado de uma maneira depreciativa e jocosa. O dito, nerd, é muitas vezes um solitário que se dedica a atividades antissociais, podendo ter dificuldades em se integrar com um grupo, porque geralmente é também bastante tímido.

Em casos menos frequentes, a palavra nerd é usada como gíria para descrever uma pessoa irritante, impopular ou fisicamente pouco atraente.

Muitos filmes ou desenhos animados divulgam a figura estereotipada do nerd que geralmente não corresponde a toda a realidade.

O termo nerd surgiu a partir de uma expressão usada na década de 1950 para os representantes de um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nortel, uma companhia de eletricidade do Canadá, e era designado para aqueles pesquisadores que trabalhavam no laboratório de tecnologia, e que passavam as noites em claro fazendo suas pesquisas. Nos idos de 1960 este termo começou a ser utilizando se referindo principalmente aos físicos e aos intelectuais.

Existe também o Geek que é chamado de tecnonerd, porém eles se diferenciam do nerd porque seu interesse maior é a tecnologia, a ciência e a informática. No Brasil o termo mais utilizado é CDF que significa “cabeça-de-ferro” para as pessoas muito inteligentes e dedicadas ao estudo.

O Dia do Orgulho Nerd é celebrado em 25 de maio desde 2006.

Atualizado em