Geek

Entenda o que é um geek:

Geek é alguém viciado em tecnologia, em computadores e internet. O conceito de geek é semelhante ao conceito de nerd: aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente e às vezes pouco sociável.

A subcultura geek se caracteriza como um estilo de vida, no qual os indivíduos se interessam por tudo que está relacionado à tecnologia e eletrônica. Gostam de filmes de ficção científica (Star Wars, Star Trek e outros), são fanáticos por jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro.

Diferença entre Nerd e Geek

A diferença entre nerd e geek é a aceitação social e as conotações positivas atribuídas aos geeks, pessoas com atitudes “peculiares”, atraídas por todas as novidades no mundo da tecnologia e apaixonadas pelo que fazem.

O termo nerd é mais usado de uma maneira depreciativa e jocosa, para caracterizar um pessoa muito dedicada aos estudos, solitária e com dificuldades em se integrar.

Saiba mais sobre nerd.

Origem do termo Geek

A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, e os geeks eram conhecidos como “bobos” ou “idiotas”, pois eram os artistas de rua que praticavam atos bizarros em suas apresentações, que ficaram conhecidas como geek shows.

Por exemplo: os geeks da época, em suas apresentações, comiam vidros ou arrancavam a cabeça de uma galinha com os dentes.

Mas foi a partir da popularização da internet, no decorrer dos anos 1990, que o termo adquiriu conotações mais positivas, definindo um novo estilo de vida no qual os indivíduos se identificam e se sentem mais confortáveis.

Veja também: hipster.