Significado de Transtorno

O que é um Transtorno:

Transtorno é um substantivo masculino que significa o ato ou efeito de transtornar sendo também sinônimo de alteração, contratempo, contrariedade e prejuízo.

Em sentido figurado, um transtorno é um problema que causa incômodo em alguém. Ex: O engarrafamento no trânsito me causou um grande transtorno.

Uma pessoa transtornada é alguém que está chateada ou revoltada com algum problema.

Em alguns casos, a palavra transtorno também pode indicar uma condição de perturbação mental que muitas vezes requer a utilização de anti-depressivos, tranquilizantes ou estabilizadores de humor.

Transtorno de personalidade

Um transtorno mental muitas vezes é descrito como um transtorno de personalidade, ou seja, uma condição mental ou psicológica que pode afetar várias áreas da vida de um indivíduo, como a interação social.

Um exemplo de transtorno de personalidade é a Síndrome de Borderline (também conhecida como Transtorno de Personalidade Limítrofe), uma doença psicológica que muitas vezes é confundida com esquizofrenia ou transtorno bipolar. Pessoas que sofrem com este transtorno frequentemente têm surtos psicóticos, com demonstrações intensas de emoções (tanto positivas como negativas), mudanças bruscas de humor, agressividade, medo da rejeição, automutilação, etc. O transtorno borderline não tem cura, mas pode ser controlado através de alguns medicamentos.

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma condição psicológica adversa, que é caracterizada por dois polos extremos de sentimentos e comportamentos.

Uma pessoa bipolar frequentemente revela duas fases: uma depressiva e uma maníaca. Durante a fase depressiva, a pessoa fica visivelmente abatida, deprimida, sem vontade de interagir com outros indivíduos e frequentemente com tendências suicidas. Na fase maníaca, revela uma alegria excessiva, se sentindo extremamente capaz de enfrentar qualquer desafio, e muitas vezes gasta muito dinheiro e entra em confrontos físicos com outras pessoas.

Transtorno obsessivo compulsivo

Também conhecido como TOC, o transtorno obsessivo compulsivo e remete para um estado em que uma pessoa vive segundo um conjunto de compulsões e obsessões. Este transtorno é caracterizado por comportamentos difíceis de controlar, que são quase como rituais que são cumpridos com o objetivo de reduzir o sentimento de ansiedade. Alguns desses rituais podem ser: excesso de limpeza, obsessão pela segurança, verificando várias vezes se uma porta está trancada, ou se uma luz está apagada.

O significado de Transtorno está na categoria: Geral