Significado do Ouro

O que é o Ouro:

É um elemento químico metálico, considerado nobre por ser um dos únicos metais que sofre pouca ou nenhuma oxidação. Ele pode ser encontrado em rochas (em pequenas quantidades), rios e riachos, ou em grandes depósitos em lugares específicos ao redor do mundo. 

A palavra Ouro vem do latim Aurum, que significa "brilhante" e o seu símbolo na tabela periódica é o Au, sendo o seu número atômico 79 e a sua massa atômica 197. 

A origem do Ouro 

O ouro surgiu no espaço, há mais de 5 bilhões de anos atrás, antes mesmo do planeta Terra existir. Esse fenômeno ocorreu através de violentas explosões estelares, denominadas supernovas,que transportaram não só o ouro, como outros tipos de metais importantes. 

O processo de consolidação da supernova

As estrelas são constituídas principalmente por hidrogênio (H), que é o mais simples e leve elemento, responsável, junto com a grande pressão gravitacional, por fazer a estrela brilhar. 

Ao longo de milhões de anos, as fusões produzidas pela pressão gravitacional transformaram o hidrogênio (H) das estrelas em elementos mais pesados, como o hélio (He), carbono (C) e oxigênio (O), queimando elementos subsequentes cada vez mais rápido, até chegar a produção do Ferro e do Níquel.

Ao produzir esses elementos, a fusão nuclear sofreu uma brusca falta de energia, e a pressão vinda do núcleo da estrela se enfraqueceu. Assim, as camadas externas sofreram um grande colapso para o centro da estrela e logo em seguida foram expelidas novamente, devido à repentina injeção de energia, fazendo com que a estrela explodisse, dando origem ao fenômeno supernova.  

Entenda mais sobre o fenômeno da Supernova.

supernova1
Imagem representativa de uma supernova

A pressão da explosão da supernova foi de tamanha intensidade, que os prótons e elétrons foram forçados a se combinarem, formando os nêutrons, que por possuírem carga nula, são facilmente capturados pelo grupo do Ferro.

Essas múltiplas capturas de nêutrons permitiram a formação de elementos mais pesados, que a estrela não seria capaz de formar estando em suas circunstâncias normais. São eles: a prata, o ouro, o chumbo e o urânio.  

Uma vez explodida, essas ondas de choque espalharam minúsculas partículas de ouro e outros metais pelo universo, a 110 milhões de km/h, dispersando-os pelo sistema solar primitivo.

Quando essa nuvem de escombros se compactou, o ouro foi fixado nas rochas do planeta Terra, que ainda estava em formação.

ouroemrocha1
Pequenos fragmentos de ouro fixados em rocha

Características e propriedades do ouro

O ouro é considerado um metal nobre por ter baixíssima oxidação, diferente dos outros metais, como o ferro. Isso aumenta o seu tempo de vida e a sua qualidade, fazendo com que ele não sofra corrosão, mesmo quando é exposto a elementos como a água e o ar.

Ele é também o metal com maior maleabilidade e ductibilidade. A Maleabilidade do ouro permite, por exemplo, que com apenas 100 gramas, uma pessoa consiga esticá-lo, formando um fio de até um quilômetro de extensão. 

Já a sua ductibilidade permite que com a mesma quantidade de ouro, uma pessoa consiga produzir uma lâmina extremamente fina com a medida de 30x30 centímetros, o que representa ótimas características de durabilidade e manipulação. 

Saiba mais sobre o significado de Oxidação

ouroreal
Ouro em seu estado natural

Onde o ouro pode ser encontrado

Até os dias de hoje os depósitos de ouro são partículas pequenas e isoladas nas rochas da terra e podem ser encontrado em diversos lugares. Entretanto, os maiores depósitos de ouro estão espalhados em alguns lugares específicos do mundo, como o sul da Austrália, a China, a África do Sul, o Peru e o Oeste dos Estados Unidos

Os diferentes usos do ouro

Por conta das suas diferentes características e qualidades, o ouro é implementado em diversos usos, como: 

  • Joias: são famosas não só pela procura, mas como também pela qualidade e design que esse metal proporciona na produção das peças;
  • Moeda: na antiguidade o ouro foi utilizado como única moeda em diversos países, hoje sendo substituído pelo dinheiro. Porém, em alguns bancos, o ouro ainda é usado como garantia de valor;  
  • Aparelhos eletrônicos: o ouro também é um excelente condutor de corrente elétrica, por isso é recorrentemente utilizado em aparelhos eletrônicos, como os smartphones; 
  • Satélites: películas finas de ouro podem refletir um grande volume de radiação solar, por isso são usadas nos satélites, para controlar a temperatura.
  • Gastronomia: atualmente, na gastronomia de luxo, é comum comer ouro em pó ou em flocos, que aparecem como detalhes decorativos (e comestíveis) em sobremesas e outros pratos. 

A medida de quilates para o ouro 

A medida quilates (ou kantra em inglês) diz respeito ao peso de pedras preciosas, como o diamante. Porém, para o ouro, o quilate representa a sua pureza

O ouro 24K (quilates), por exemplo, é considerado ouro puro – ou ouro fino –, ou seja: em uma joia de 24K, 24 das suas 24 partes são de ouro. Entretanto, como o ouro é extremamente maleável e macio, ele se torna muito frágil para a produção de peças. Por isso, geralmente é fundido com outros metais.

Assim, uma peça de ouro 18K, por exemplo, é constituída por 18 partes de ouro, e as suas outras 6 partes são formadas por outros metais, como a prata e o cobre.

Veja também o significado de Ourives

Data de atualização: 14/12/2018. O significado do Ouro está na categoria: Ciência