Significado de Olhos de Lince

O que significa Olhos de Lince:

Olhos de lince é uma expressão em português que é usada para descrever alguém que tem uma visão acima da média, muito boa.

A expressão olhos de lince é um elogio à capacidade visual de uma pessoa: Ele foi o único que conseguiu ver o erro na pintura! Que olhos de lince!

Origem da expressão

O lince é um felino e como todos os felinos, tem muito boa visão, e por isso muitas pessoas usam a expressão "ter olho de lince", que significa "enxergar excepcionalmente bem". Uma outra expressão equivalente é "olho de águia". A expressão também pode ser usada no sentido figurado, onde uma pessoa pode mesmo ver o futuro.

Ter "olhos de lince" significa tem uma visão apuradíssima. No entanto, a origem desta expressão não vem da comparação com o felino, mas vem da mitologia grega.

De acordo com a lenda, Linceu foi o piloto da expedição dos "argonautas", grupo composto por 56 heróis da mitologia grega, embarcaram no navio Argo para conquistar o Tosão de Ouro (a lã de ouro do carneiro alado Crisómalo). Linceu tinha uma visão tão boa que podia ver através de paredes de pedra para verificar a existência de potenciais tesouros escondidos. Outros afirmavam também que Linceu tinha uma visão tão fantástica que conseguia ver o que acontecia no céu e no inferno. Em uma ocasião específica, conseguiu contar de uma só vez e a uma distância de mais de duzentos quilômetros, o número de barcos de uma frota de guerra que tinha saído de Cartago. Assim, quem tinha uma visão muito boa, tinha "olhos de Linceu". Posteriormente houve a confusão entre Linceu e lince, e na linguagem popular a expressão passou a ser "olhos de lince".

Olho de lince - poesia e música

Olho de lince é uma poesia da autoria de Waly Salomão, poeta brasileiro que esteve envolvido no movimento tropicalista. Este poema foi recitado e cantado por vários artistas conhecidos, entre eles Jards Macalé e Maria Bethânia.

Quem fala que sou esquisito hermético
É porque não dou sopa estou sempre elétrico
Nada que se aproxima nada me é estranho
Fulano sicrano e beltrano
Seja pedra seja planta seja bicho seja humano
Quando quero saber o que ocorre a minha volta
Ligo a tomada abro a janela escancaro a porta
Experimento tudo nunca me iludo
Quero crer no que vem por ao beco escuro
Me iludo passando presente futuro
Revir na palma da mão o dado
Presente futuro passado
Tudo sentir de todas as maneiras
É a chave de ouro do meu jogo
De minha mais alta razão
Na seqüência de diferentes naipes
Quem fala de mim tem paixão.

(Waly Salomão)

Olhos de Lince - distribuidora

Olhos de Lince é uma empresa que trabalha na área alimentícia. A empresa é situada em Curitiba e fabrica e distribui doces.

Olhos de lince, veneno de escorpião

"Olhos de lince, veneno de escorpião" é um trecho da letra de uma música de corrida, que é cantada no âmbito do treinamento militar.

O significado de Olhos de Lince está na categoria: Expressões Populares