Significado de Opressor

O que é Opressor:

Opressor é aquilo ou aquele que impõe força sobre o mais fraco, que causa opressão. É um adjetivo daquilo que tem a capacidade de oprimir e um substantitivo para designar o indivíduo que age com tirania. 

Entre os sinônimos para opressor há as palavras prepotente, dominador, despótico, tirano, ditatorial, opressivo.

Pessoas opressoras formam um conjunto social que não permite a livre manifestação, que tem o poder de oprimir e muitas vezes humilhar e diminuir aqueles que se colocam contra o comportamento ou forma de pensamento vigente. Como por exemplo um pai opressor que não permite que a filha saia sozinha de casa até a idade adulta, mas que não tem argumentos razoáveis para tal, apenas exercendo seu poder enquanto autoridade na casa.

O machismo é um exemplo de comportamento opressor, em que deseja determinar o comportamento julgado adequado às mulheres, que historicamente são consideradas mais fracas do que o gênero masculino. 

É nesta assimetria de poderes e forças que o opressor consegue exercer sua influência. Entre sociedades igualitárias a opressão não garante o mesmo domínio.

Opressor e oprimido

O conceito de opressor e oprimido é explicado por meio da luta de classes, conforme defendido por Karl Marx e Friedrich Engels no Manifesto do Partido Comunista.

O opressor seria a figura do burguês, membro da classe dos capitalistas modernos que usam dos meios de produção e da mão de obra do proletariado para conquistar sua riqueza. Enquanto que os oprimidos são os trabalhadores, que sem meios próprios de produzir vendem sua mão de obra como meio de sobrevivência. 

A determinação de opressor e oprimido se dá pela assimetria das forças de poder. Sendo que pela percepção política da esquerda, defendida por Marx e Engels, os trabalhadores são oprimidos por terem sua força de trabalho explorada pelos empregadores, os opressores. Este que seriam figuras mais fortes, de poderio econômico, e com intenções de reduzir qualquer tentativa de igualdade e melhor distribuição dos recursos obtidos por meio do trabalho.

Isto geraria uma sociedade opressora, com base no capitalismo moderno, e que não dá espaço ao proletariado para perceber seu valor de trabalho e lutar por igualdade de condições.

Outros autores de esquerda também usam os conceitos de opressor e oprimido, como Simone de Beauvoir em relação ao machismo, e Paulo Freire sobre a educação e o sistema político.

Saiba mais sobre o significado de oprimido.

Data de atualização: 31/10/2016. O significado de Opressor está na categoria: Geral