Origami

O que é Origami:

OrigamiOrigami, que em japonês significa "dobrar papel", é uma técnica japonesa de dobradura para construir figuras e formas com inspiração em elementos da natureza.

A origem do origami remete à China antiga, próximo à própria criação do papel, no século II, mas sua chegada no Japão, a partir do século VII é que a técnica do origami se desenvolveu e ganhou popularidade. No ocidente, apenas na década de 1960 é que a técnica se tornou popular, principalmente pelo seu caráter pedagógico.

Os origamis são criados a partir de uma folha quadrada de papel (lados com as mesmas dimensões). As dobraduras formam figuras geométricas, que podem representar animais, plantas ou objetos do cotidiano.

Existem outras técnicas de dobraduras além dos origamis tradicionais. O kusudama, também chamado de "origami modular", é composto de formas que podem ser cortadas, coladas ou encaixadas umas às outras.

kusudama de flores azuis e brancas
Kusudama utiliza da técnica do origami, mas permite que se corte e cole diferentes folhas

A prática é repleta de simbolismo e significado. Além de ser uma atividade relaxante, apesar do constante estímulo mental, o origami é associado à boa sorte, prosperidade e longevidade.

Tsuru: o origami mais tradicional

O tsuru é uma ave tradicional japonesa, conhecida no Brasil como grou. Segundo a tradição, a pessoa que construir mil pássaros, mentalizando um pedido, tem seu desejo atendido.

tsuru decorativo
Tsuru é muito usado como elemento decorativo

Essa tradição ganhou notoriedade a partir da triste história de Sadako Sassaki, menina japonesa que contraiu câncer a partir dos ataques das bombas atômicas em Hiroshima no Japão.

A menina, que acreditava na lenda dos mil tsurus, fazia as dobraduras pedindo a paz para a humanidade. Infelizmente, Sadako faleceu antes que pudesse completar sua tarefa, com 646 tsurus feitos. Após sua morte, seus amigos fizeram os 354 restantes.

Sadako também recebeu em sua homenagem uma estátua chamada "Monumento da Paz às Crianças", em Hiroshima. Nela, a menina segura um enorme tsuru.

Estátua da menina Sadako segurando um tsuru sobre a cabeça
Monumento da Paz às Crianças, memorial da menina Sadako Sassaki, em Hiroshima, no Japão

Veja mais sobre tsuru.