Os fins justificam os meios
"Os fins justificam os meios" é uma famosa frase atribuída erroneamente a Nicolau Maquiavel, que significa que qualquer iniciativa é válida quando o objetivo é conquistar algo importante.
Apesar de não ter proferido a frase em si, algumas pessoas fizeram essa interpretação com base na sua obra O Príncipe, onde Maquiavel indica que, para manter o poder, o príncipe deve desenvolver características tidas como "não éticas", como a crueldade e hipocrisia.
Esta frase é comumente associada ao autor italiano graças a este trecho do capítulo XVIII da sua obra O Príncipe:
"Nas ações de todos os homens, em especial dos príncipes, onde não existe tribunal a que recorrer, o que importa é o sucesso das mesmas. Procure, pois, um príncipe, vencer e manter o Estado: os meios serão sempre julgados honrosos e por todos louvados, porque o vulgo sempre se deixa levar pelas aparências e pelos resultados, e no mundo não existe senão o vulgo..."
Também no capítulo XVIII, Maquiavel revela que existem duas formas de combater: uma através das leis e outra através da força. A primeira forma é relativa aos homens e a segunda, adequada aos animais. Logo depois, o autor afirma que um príncipe deve saber usar o seu lado homem e o seu lado "animal". Ou seja, usar as leis e usar a força.
Muitas pessoas criticaram Maquiavel, indicando que ele defendia a prepotência e abuso de poder. No entanto, alguns autores descreveram O Príncipe como uma obra satírica, que retrata o cinismo de uma nação governada por uma só pessoa.
Explicação da frase "Os fins justificam os meios"
Quando uma pessoa afirma que os fins justificam os meios, isso significa que ela está disposta a fazer qualquer coisa para conseguir o que deseja alcançar.
Inicialmente, essa frase era mais usada no contexto político. Depois foi transposta para as outras áreas da vida, nas quais pessoas acreditam que tudo é permitido quando você quer fazer alguma coisa importante. Muitas das coisas feitas por essas pessoas são consideradas reprováveis no âmbito da ética e moral.
Saiba mais sobre ética e moral.
O famoso escritor inglês Aldous Huxley afirmou que os fins não podem justificar os meios, porque os meios usados determinam a natureza do fim que é alcançado.
Exemplo de uso da frase "Os fins justificam os meios"
Vejamos um exemplo de uma pessoa que acredita que os fins justificam os meios.
Em uma empresa, surge uma vaga no Conselho de Administração. Depois de várias entrevistas, a escolha fica entre dois candidatos: A e B. O candidato A tem uma família para sustentar e aquela vaga possibilitará dar uma vida melhor para os seus filhos. No dia da entrevista final, ele esvazia os pneus do candidato B durante a noite, impossibilitando-o de ir à entrevista. Como consequência, o candidato A consegue o emprego.
O candidato A pode dizer que possuía um bom motivo, que era dar uma vida melhor para os filhos. Neste caso, para ele, os fins justificam os meios, pois, para conseguir o emprego, fez algo que é considerado incorreto para muitas pessoas.
Saiba mais:
- O homem é o lobo do homem
- O bom filho a casa torna: significado da frase
- Dois Pesos e Duas Medidas
- Inês é Morta
- O que é o imperativo categórico?
- Iniquidade: significado e o que é na Bíblia
- O que é Niilismo
- Ética: o que é, o que significa e a melhor definição
- O que é Moral: entenda seus significados
- Amoral