Significado da frase Os fins justificam os meios

O que significa a frase Os fins justificam os meios:

Os fins justificam os meios é uma famosa frase erradamente atribuída a Nicolau Maquiavel, que significa que qualquer iniciativa é válida quando o objetivo é conquistar algo importante.

Nicolau MaquiavelApesar de não ter proferido a frase em si, algumas pessoas fizeram essa interpretação com base na sua obra O Príncipe, onde Maquiavel indica que para manter o poder o Príncipe deve desenvolver características tidas como "não éticas", como a crueldade e hipocrisia.

Esta frase é comumente associada ao autor italiano graças a este trecho do capítulo XVIII da sua obra O Príncipe:

"...Nas ações de todos os homens, em especial dos príncipes, onde não existe tribunal a que recorrer, o que importa é o sucesso das mesmas. Procure, pois, um príncipe, vencer e manter o Estado: os meios serão sempre julgados honrosos e por todos louvados, porque o vulgo sempre se deixa levar pelas aparências e pelos resultados, e no mundo não existe senão o vulgo..."

Também no capítulo XVIII, Maquiavel revela que existem duas formas de combater: uma através das leis e outra através da força. A primeira forma é relativa aos homens e a segunda é adequada aos animais. Logo depois, o autor do livro afirma que um príncipe deve saber usar o seu lado homem e o seu lado "animal", ou seja, usar as leis e usar a força.

Muitas pessoas criticaram Maquiavel indicando que ele defendia a prepotência e abuso de poder. No entanto, alguns autores descreveram o livro O Príncipe como uma obra satírica que retrata o cinismo de uma nação governada por uma só pessoa.

Explicação da frase Os fins justificam os meios

Quando uma pessoa afirma que os fins justificam os meios, isso significa que ela está disposta a fazer qualquer coisa para conseguir algo que ela deseja alcançar.

Inicialmente essa frase era mais usada no contexto político mas depois foi transposta para as outras áreas da vida, onde pessoas acreditam que tudo é permitido quando você quer fazer alguma coisa importante. Muitas das coisas que são feitas por essas pessoas são consideradas reprováveis no âmbito da ética e moral.

Saiba mais sobre o significados de ética e moral.

O famoso escritor inglês Aldous Huxley afirmou que os fins não podem justificar os meios, porque os meios usados determinam a natureza do fim que é alcançado.

Exemplo de uso da frase Os fins justificam os meios

Vejamos um exemplo de uma pessoa que acredita que os fins justificam os meios.

Em uma empresa, abre uma vaga no Conselho de Administração. Depois de várias entrevistas, a escolha fica entre dois candidatos: A e B. O candidato A tem uma família para sustentar e aquela vaga vai possibilitar dar uma vida melhor para os seus filhos. No dia da entrevista final, ele esvazia os pneus do candidato B durante a noite, impossibilitando-o de ir à entrevista. Como consequência, o candidato A consegue o emprego.

O candidato A pode dizer que tinha um objetivo bom, que era dar uma vida melhor para os filhos. Neste caso, para ele os fins justificam os meios, porque para conseguir o emprego ele fez algo que é considerado errado para muitas pessoas.

Data de atualização: 24/08/2015.