Significado de Pantanal

O que é Pantanal:

O Pantanal é um dos seis biomas continentais brasileiros, junto a Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa. Consiste na planície de inundação situada ao sul do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul, abrangendo também parte da Bolívia e do Paraguai.

Pantanal Mapa

Mesmo sendo o menor bioma no Brasil (cobrindo apenas 1,67% do território nacional) o pantanal é a maior planície de inundação do mundo, com cerca de 250 mil km².

Devido ao seu riquíssimo ecossistema, o Pantanal é considerado pela UNESCO como "Reserva da Biosfera". Além disso, o órgão conferiu à região o título de "Patrimônio Natural Mundial" (título conferido às áreas de fundamental importância do ponto de vista biológico).

A região do Pantanal situada exclusivamente no Brasil também é chamada de Pantanal Matogrossense. A área possui cerca de 150 mil km² e é cercada por terrenos de cerca de 600 a 700 metros de altitude, atribuindo à planície um aspecto de “bacia”. Dessa forma, a o bioma tem como principal característica as inundações constantes que modificam radicalmente o cenário local.

Confira o significado de bioma.

Geografia

Como dito, o Pantanal é a maior planície de inundação do mundo. Isso ocorre por fatores como:

  • passagem do Rio Paraguai pelo estado do Mato Grosso, fazendo com que seus afluentes atravessem a região do Pantanal, inundando grandes áreas
  • altíssimos índices de chuva durante o verão
  • suas planícies possuem baixa altitude (não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar) e são rodeadas por chapadas e serras, formando uma espécie de "bacia"
  • baixo nível de inclinação nos sentidos norte-sul e leste-oeste. Isso faz com que a água do Rio Paraguai e da chuva não escoa rapidamente pela região, resultando em inundações que duram até quatro meses
  • o solo arenoso das planícies tem baixa absorção, contribuindo para o acúmulo de água 

Embora a maioria das áreas do Pantanal permaneça alagada por alguns meses, algumas regiões ficam submersas por tempo indeterminado, mesmo fora do período chuvoso.

Pantanal

Fatores climáticos e geográficos dificultam o escoamento de água no Pantanal.

Clima

Os índices de chuva no Pantanal são sempre altos, mesmo fora do período chuvoso. Isso se deve à constante presença de vapores de água no ar, decorrente da água acumulada e do clima quente e úmido da região. 

Flora e Fauna

As oscilações nos níveis de água no Pantanal são as principais responsáveis pela riqueza do ecossistema local. Durante as inundações, a flora do Pantanal é composta por uma imensa gama de plantas aquáticas.

Nos períodos de seca, o solo fica em condições propícias para o nascimento de uma vegetação vasta, com árvores de médio porte, plantas rasteiras e gramíneas ideais para o pasto. 

Segundo dados oficiais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, existem cerca de 1500 espécies de plantas catalogadas na região do Pantanal.

Com relação à fauna da região, a EMBRAPA estimou a presença de:

  • 280 espécies de peixes 
  • 90 espécies de mamíferos
  • 600 espécies de aves
  • 50 espécies de répteis

As condições naturais da fauna e da flora estabeleceram a pecuária e a pesca como as principais atividades econômicas do Pantanal.

Data de atualização: 23/03/2018. O significado de Pantanal está na categoria: Geral