Entenda a diferença entre cisgênero e transgênero

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

Cisgênero é o termo usado para designar pessoas que se identificam com o gênero (masculino ou feminino) que lhes foi atribuído ao nascer. Já transgênero é o termo que se refere as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento.

A transgeneridade é caracterizada pelo desejo de pertencer e ser tratado por outro gênero, diferente daquele que lhe foi conferido pela sociedade. Na cisgeneridade, por outro lado, não há esse conflito entre o sentimento do indivíduo sobre o seu próprio gênero e as expectativas da sociedade.

Por exemplo: a sociedade espera que pessoas que nascem com o sexo biológico masculino adotem um determinado modo de ser e agir considerado masculino. Veja o infográfico:

Diferenças entre pessoas cisgênero e pessoas transgênero.

O que significa ser cisgênero?

O homem cisgênero (ou homem cis) é aquele que se identifica com o gênero que lhe foi dado e geralmente corresponde as expectativas de masculinidade.

Dentre essas expectativas estão usar roupas consideradas masculinas, tomar atitudes consideradas masculinas, praticar esportes considerados masculinos, gostar de filmes e programas de TV voltados ao público masculino, etc.

Da mesma forma, a mulher cisgênero (ou mulher cis) é a pessoa que, nascida com o sexo biológico feminino, identifica-se com o conjunto de atributos tradicionalmente considerados femininos.

Ter alguns comportamentos considerados típicos de outro gênero, não significa que uma pessoa seja trans. Ser transgênero se refere a não conseguir se identificar com o papel social de gênero que lhe foi atribuído ao nascimento. É questionar o papel social que lhe foi imposto, identificando-se com outro gênero.

O que significa ser transgênero?

O homem transgênero (ou homem trans) é o indivíduo que nasceu com o sexo biológico feminino, mas não se identifica com corpo, comportamento e outros elementos considerados do universo feminino. Dentre dos elementos da feminilidade, está os modos de falar, jeitos de se vestir, gostos, etc.

Um homem trans geralmente se identifica como pertencente ao gênero masculino e adota o comportamento típico desse gênero.

Já a mulher transgênero (ou mulher trans) é a pessoa que, tendo nascido com o sexo biológico masculino, não se identifica com o corpo ou o papel social ligado a masculinidade. Assumindo, geralmente, o gênero feminino, com qual se identifica.

A definição de transgênero é objeto de debate constante entre especialistas e pessoas envolvidas em movimentos sociais. Uma das definições mais usadas encara esse termo como uma palavra “guarda-chuva”, que abriga toda a variedade de vivências trans, isto é, pessoas que não se identificam com o papel social que lhes foi designado.

Dentro desse “guarda-chuva” estava o termo transexual, que designava pessoas que pretendiam ou já haviam feito uma transição social. Essa transição social, em alguns casos, pode ocorrer por meio de tratamentos hormonais ou procedimentos cirúrgicos. Porém, o termo transexual está em desuso.

Identidade de gênero

A cisgeneridade e transgeneridade são tipos de identidade de gênero. A identidade de gênero é como uma pessoa se identifica com o seu próprio gênero.

As identidades de gênero podem ser diversas. A não-binaridade é outra forma de identidade de gênero, de pessoas não se identificam com o gênero masculino ou feminino, identificam-se com os dois ou, em certos momentos, identificam se com um e, em outros momentos, com outro gênero.

É importante não confundir identidade de gênero com orientação sexual. A identidade de gênero, como o nome diz, está relacionada com a identidade de cada pessoa, ou seja, como essa pessoa se sente e é. Já a orientação sexual está ligada à forma como essa pessoa se relacionada romantica e sexualmente.

Veja também:

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar