Entenda a diferença entre cisgênero e transgênero

Cisgênero (ou simplesmente cis) é o termo usado para designar os indivíduos que se identificam com o gênero (masculino ou feminino) que lhes foi atribuído ao nascer. Já transgênero (ou simplesmente trans) é o termo que se refere aos indivíduos que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento.

A transgeneridade é caracterizada pelo desejo de pertencer e ser tratado por outro gênero, diferente daquele que lhe foi conferido pela sociedade. Na cisgeneridade, por outro lado, não há esse tipo de conflito entre o sentimento do indivíduo em relação ao seu próprio gênero e as expectativas da sociedade.

Por exemplo: a sociedade espera que pessoas que nascem com o sexo biológico masculino adotem um determinado modo de ser e agir considerado masculino.

O homem cisgênero (ou homem cis) é aquele que geralmente corresponde a essas expectativas de masculinidade. Dentre essas expectativas estão usar roupas consideradas masculinas, tomar atitudes consideradas masculinas, praticar esportes considerados masculinos, gostar de filmes e programas de TV voltados ao público masculino etc.

Da mesma forma, a mulher cisgênero (ou mulher cis) é a pessoa que, nascida com o sexo biológico feminino, identifica-se com o conjunto de atributos tradicionalmente considerados femininos.

O transgênero, pelo contrário, não consegue assumir o papel social de gênero que lhe foi atribuído ao nascimento. Ele duvida do papel social que lhe foi imposto, identificando-se com outro gênero.

O homem transgênero (ou homem trans) é o indivíduo que nasceu com o sexo biológico feminino, mas não se identifica com o “modo de ser feminino” e com os elementos que pertencem a esse universo. Dentre esses elementos da feminilidade, há os modos de falar, jeitos de se vestir, gostos, comportamentos etc.

Já a mulher transgênero (ou mulher trans) é o indivíduo que, tendo nascido com o sexo biológico masculino e apesar das expectativas sociais relacionadas ao sexo masculino, não se identifica com o papel social que lhe atribuído pela sociedade.

A definição de transgênero é objeto de debate constante entre especialistas e pessoas envolvidas em movimentos sociais. Uma das definições mais usadas encara esse termo como uma palavra “guarda-chuva”, que abriga toda a variedade de vivências trans, isto é, pessoas que não se identificam com o papel social que lhes foi designado.

Dentro desse “guarda-chuva” está o termo transexual, que designa pessoas que pretendem ou já fizeram uma transição social. Essa transição social, em alguns casos, pode ocorrer por meio de tratamentos hormonais ou procedimentos cirúrgicos.

Veja também:

Data de atualização: 07/06/2021.