Orientação Sexual e Identidade de Gênero (quais são e o que significam)

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

Orientação sexual é a maneira como um indivíduo se relaciona afetiva e sexualmente com outras pessoas. Já a identidade de gênero é como uma pessoa identifica seu próprio gênero e como ela se apresenta socialmente.

Na realidade, os dois termos são bem diferentes porque representam diferentes características de uma pessoa. Veja o infográfico:

As diferenças entre identidade de gênero e orientação sexual.

O que é a orientação sexual

Orientação sexual é a maneira como uma pessoa vivencia suas relações afetivas e sexuais. Ela representa o tipo de atração sexual e/ou emocional que uma pessoa sente, ou seja, se ela se sente atraída por pessoas de um gênero diferente ou do mesmo gênero.

As orientações sexuais são as seguintes: heterossexual, homossexual, bissexual, assexual e pansexual.

O que é a identidade de gênero

Identidade de gênero é como um indivíduo identifica seu próprio gênero. Isto é, se a pessoa entende que pertence ao gênero masculino, feminino ou outro gênero. É possível existir identificação com um gênero, com dois ou mesmo com nenhum deles.

Ela representa a maneira como a pessoa identifica seu próprio gênero, que pode ser igual ou diferente do seu gênero biológico.

As identidades de gênero são as seguintes: cisgênero, transgênero e não-binário.

Quais são as orientações sexuais?

As 5 orientações sexuais são: heterossexual, homossexual, bissexual, assexual e pansexual.

1. Heterossexual

Uma pessoa heterossexual é alguém que sente atração por pessoas do gênero oposto ao seu. Assim, as relações heterossexuais são as que acontecem entre uma mulher e um homem.

HeteroSímbolo da orientação heterossexual: relacionamento entre homem e mulher.

2. Homossexual

Uma pessoa homossexual é alguém que sente atração e se relaciona com pessoas do mesmo gênero que o seu. Nesse caso, as relações podem ser entre duas mulheres ou entre dois homens.

O termo homoafetivo também é usado para definir as relações de casais que formados por duas pessoas do mesmo gênero.

HomossexualSímbolo da orientação homossexual: relacionamentos entre mulheres ou entre homens.

Para saber mais, leia também os significados de homossexualidade e homoafetivo.

3. Bissexual

Já as pessoas bissexuais são as que podem sentir ligação emocional e sexual pelo gênero feminino e masculino. As pessoas bissexuais podem se relacionar tanto com mulheres, como com homens.

BissexualBandeira do orgulho bissexual.

4. Assexual

O caso de pessoas assexuais é um pouco diferente porque não se trata do interesse em pessoas de um ou outro gênero. Na assexualidade, pode existir pouco ou mesmo nenhum interesse em ter relacionamentos (românticos ou sexuais) com outras pessoas.

AssexualBandeira do orgulho assexual.

5. Pansexual

A pansexualidade é mais ampla que a bissexualidade. Uma pessoa pansexual pode se interessar por pessoas de todos os gêneros e também de todas as orientações sexuais.

Por exemplo, uma pessoa pansexual pode se relacionar com homens, mulheres, não-binários, assim como pode se relacionar com pessoas heterossexuais, homossexuais ou bissexuais.

PansexualBandeira do orgulho pansexual.

Quais são as identidades de gênero?

As 3 principais identidades de gênero são: cisgênero, transgênero e não-binário.

1. Cisgênero

Cisgênero é o termo usado para definir as pessoas que se identificam com o gênero associado ao seu sexo biológico. Uma pessoa cisgênero se sente de acordo com seu gênero de nascimento, ela vive e se expressa conforme com o gênero atribuído por suas características biológicas.

Por exemplo: uma pessoa que nasce com o sexo feminino e que se identifica com ele, ou seja, sente-se uma mulher.

CisgeneroSímbolos cisgênero: homem e mulher.

Conheça mais detalhes sobre o significado de cisgênero.

2. Transgênero

Os transgêneros são pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento. Esses indivíduos sentem desconforto com o gênero associado ao seu sexo biológico, não se identificam com as características (físicas ou biológicas) que possuem.

Por exemplo: uma pessoa que nasce com a genitália masculina, mas percebe que não se identifica como homem, sentindo-se uma mulher.

TransgeneroBandeira do orgulho transgênero.

Para saber mais sobre o assunto, conheça também o significado de transgênero.

3. Não-binário

As pessoas não-binárias são aquelas que não se sentem enquadradas e identificadas com os gêneros tradicionais, ou seja, não se identificam como mulher ou homem.

Existem variações na não-binariedade. A pessoa pode sentir que não pertence a nenhum dos gêneros (masculino ou feminino) ou pode, por exemplo, sentir-se uma mistura de ambos.

Nao binarioBandeira do orgulho não-binário.

Para entender mais, leia aqui o significado de não-binário.

O que é o gênero?

Gênero é uma classificação que atribui valores e comportamentos a uma pessoa conforme o sexo com que ela nasce, ou seja, de acordo com suas características biológicas pode ser determinado o gênero masculino ou feminino.

O gênero é dado conforme caracteres biológicos e físicos (principalmente a genitália) que podem ser percebidos no nascimento. Outras informações também são importantes, como: algumas características físicas, a predominância de diferentes hormônios ou o sistema reprodutivo.

Entretanto, sabe-se que nem sempre o gênero dado ao nascimento coincide com o que a pessoa se identifica.

Leia também sobre identidade de gênero e comunidade LGBTQIA+.

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar