Diferença entre orientação sexual e identidade de gênero

Orientação sexual é a maneira como uma pessoa vivencia suas relações afetivas e sexuais. Ela representa o tipo de atração que uma pessoa sente, seja por pessoas do seu gênero ou de outro gênero.

Identidade de gênero é a forma como um indivíduo identifica seu próprio gênero. Isto é, se a pessoa se reconhece como um homem ou como uma mulher. Também é possível que exista identificação com os dois gêneros ou mesmo com nenhum deles.

Mas qual a diferença entre orientação sexual e identidade de gênero?

Na verdade, esses dois termos são bem diferentes, pois dizem respeito a diferentes características humanas.

A orientação sexual é a maneira como um indivíduo se relaciona afetiva e sexualmente com outras pessoas.

Já a identidade de gênero é a forma como uma pessoa identifica seu próprio gênero e como ela se apresenta socialmente.

Orientação sexual

Como vimos, a orientação sexual reflete o tipo de atração sexual e/ou emocional que uma pessoa sente, ou seja, se ela se sente atraída por pessoas de um gênero diferente ou do mesmo gênero.

As orientações sexuais são as seguintes: heterossexual, homossexual, bissexual e assexual.

Heterossexual

Uma pessoa heterossexual é alguém que sente atração por pessoas do gênero oposto ao seu. Assim, as relações heterossexuais são as que acontecem entre uma mulher e um homem.

Homossexual

Uma pessoa homossexual é alguém que sente atração e se relaciona com pessoas do mesmo gênero que o seu. Nesse caso, as relações podem ser entre duas mulheres ou entre dois homens.

O termo homoafetivo também é usado para definir as relações de casais que formados por duas pessoas do mesmo gênero.

Para saber mais, leia também os significados de homossexualidade e homoafetivo.

Bissexual

Já as pessoas bissexuais são as que podem sentir ligação emocional e sexual por pessoas de todos os gêneros. As pessoas bissexuais podem se relacionar, por exemplo, tanto com mulheres, como com homens.

Assexual

O caso de pessoas assexuais é um pouco diferente porque não se trata do interesse em pessoas de um ou outro gênero. Na assexualidade, pode existir pouco ou até mesmo nenhum interesse ou vontade em ter relacionamentos com outras pessoas.

Pansexual

A pansexualidade é mais ampla que a bissexualidade. Uma pessoa pansexual pode se interessar por pessoas de todos os gêneros e também de todas as orientações sexuais.

Por exemplo, uma pessoa pansexual pode se relacionar com homens e com mulheres, assim como pode se relacionar com pessoas heterossexuais, homossexuais ou bissexuais.

Identidade de gênero

Identidade de gênero é uma expressão que representa a maneira como um indivíduo identifica seu próprio gênero, que pode ser igual ou diferente do seu gênero biológico.

As identidades de gênero são as seguintes: cisgênero, transgênero e não-binário.

Cisgênero

Cisgênero é o termo usado para definir as pessoas que se sentem identificadas com seu gênero biológico. Assim, uma pessoa cisgênero é aquela que se sente de acordo com seu gênero de nascimento, ela vive e se expressa conforme com o gênero atribuído por suas características biológicas.

Conheça mais detalhes sobre o significado de cisgênero.

Transgênero

Os transgêneros são pessoas que não se identificam com seu gênero biológico. Esses indivíduos sentem desconforto com o gênero que lhes foi atribuído e normalmente não se identificam com as características (físicas, biológicas, emocionais ou sexuais) que possuem.

Para saber mais sobre o assunto, veja também o artigo transgênero.

Não-binário

As pessoas não-binárias são aquelas que não se sentem enquadradas e identificadas com um dos gêneros, ou seja, não se identificam como sendo uma mulher ou um homem.

Existem variações na não-binariedade. A pessoa pode sentir que não pertence a nenhum dos gêneros (masculino ou feminino) ou pode, por exemplo, sentir-se uma mistura de ambos.

Para entender mais, leia aqui o significado de não-binário.

O que é gênero?

Gênero é a classificação feita com base no sexo biológico com que uma pessoa nasce, ou seja, de acordo com suas características pode ser determinado o gênero masculino ou feminino.

O gênero é atribuído conforme caracteres biológicos e físicos que podem ser percebidos em uma pessoa, principalmente pela genitália. Outras informações também são importantes, como: algumas características físicas, a predominância de diferentes hormônios ou o sistema reprodutivo.

Leia também sobre identidade de gênero.

Data de atualização: 12/11/2019.