Significado de Ideologia de gênero

O que é a Ideologia de gênero:

A "ideologia de gênero" é uma expressão usada pelos críticos da ideia de que os gêneros são, na realidade, construções sociais. Para os defensores desta "ideologia", não existe apenas o gênero masculino e feminino, mas um espectro que pode ser muito mais amplo do que a identificação somente com masculino e feminino.

A chamada "ideologia de gênero" representaria o conceito que sustenta a identidade de gênero. Consiste na ideia de que os seres humanos nascem iguais, sendo a definição do masculino e do feminino um produto histórico-cultural desenvolvido tacitamente pela sociedade.

Isso significa que a percepção de uma pessoa sobre seu gênero não é uma escolha, é um entendimento sobre sua identidade e sobre a forma como ela se reconhece como indivíduo, independentemente de seu sexo biológico.

Assim, é preciso ter cuidado ao usar a expressão “ideologia de gênero”, pois discussões ligadas ao gênero (identidade de gênero) não se tratam de uma ideologia, que é um conjunto de valores e ideias sobre um assunto.

O que é identidade de gênero?

Tradicionalmente, a palavra gênero costuma ser interpretada como sinônimo do sexo atribuído, ou seja, correspondente ao órgão sexual que o indivíduo nasceu (pênis é masculino, vagina é feminino).

Mas, de acordo com a identidade de gênero, o fato de determinada pessoa ter nascido com o órgão sexual masculino, não faz com que esta se identifique obrigatoriamente como um homem. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) já declarou que a identidade de gênero é a maneira como um indivíduo se reconhece, como ele percebe sua própria identidade.

Deste modo, os defensores da nomeada "ideologia de gênero" identificam gênero como a projeção de tudo aquilo o que a sociedade e a cultura esperam que seja típico do comportamento masculino e feminino, por exemplo. E, neste caso, estes comportamentos não precisam estar obrigatoriamente ligados ao sexo atribuído.

Identidade de gênero e orientação sexual

Outra confusão comum é entre a identidade de gênero e orientação sexual. Esta última se refere à preferência sexual que determinada pessoa possui, e que pode ser dividida em: assexual, homossexual, bissexual e pansexual, por exemplo.

Assim, a "ideologia de gênero" seria a abrangência destas ideias, colocando o gênero como algo que pode ser mutável e não limitado, como define as ciências biológicas.

Saiba mais sobre o significado de Ideologia e de Identidade.

Discussão sobre ideologia de gênero no Brasil

No Brasil, o debate sobre a "ideologia de gênero" (termo incorreto para se referir às discussões sobre gênero) se intensificou com a estruturação do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2014.

Neste caso, a proposta do Ministério da Educação (MEC) era incluir temas relacionados com identidade de gênero e sexualidade nos planos de educação de todo o país.

Os críticos à "ideologia de gênero" acusam a proposta de servir para doutrinação das crianças, desconstruindo os tradicionais conceitos de família, principalmente aqueles que estão baseados em preceitos religiosos.

No entanto, os defensores da chamada "ideologia de gênero" alegam que o projeto visa reforçar a necessidade de que sejam discutidas nas escolas as diferentes identidades de gênero existentes, ajudando a diminuir o preconceito e promover uma sociedade com mais igualdade e respeito pelas diferenças.

Data de atualização: 29/11/2018. O significado de Ideologia de gênero está na categoria: Geral