Significado de Pansexual

O que é Pansexual:

Pansexual é o indivíduo que aprecia e é atraído por pessoas de todos os tipos de gêneros ou orientações sexuais.

Os pansexuais não se limitam apenas ao gênero masculino ou feminino ou a uma determinada orientação sexual. Por exemplo, podem se relacionar com transgêneros (indivíduos que nascem com um sexo, mas se identificam com o aposto) ou os intersexuais (pessoas que se identificam com os dois gêneros: masculino e feminino).

Em suma, os pansexuais se atraem por todos os gêneros sexuais, sem distinção e não se limitando à binária de gênero homem/mulher. O conceito considera a atração, por exemplo, por pessoas transexuais e não-binárias (indivíduos que não se compreendem nem como homens, nem como mulheres).

Etimologicamente, o termo “pansexual” se originou a partir do prefixo grego “pan”, que significada “tudo” ou “todos”.

Existe uma ideia equivocada de que os pansexuais sentem atração sexual por qualquer tipo de ser vivo, incluindo animais e plantas. No entanto, a definição de pansexualidade se limita apenas à diversidade de gênero dos seres humanos, nada além disso.

Leia também sobre não-binário e homossexualidade.

Diferença entre pansexualidade e bissexualidade

Pansexualidade e bissexualidade são dos tipos de orientação sexual. Para não confundir, vamos saber o que cada uma significa.

Os bissexuais sentem atração unicamente por pessoas do sexo masculino e feminino. Já os pansexuais vão além, pois não compreendem o gênero como dois “blocos rígidos” (masculino e feminino), mas sim como uma “corrente fluída”.

Os pansexuais podem sentir atração por pessoas, independentemente do gênero ou do sexo biológico. Isso quer dizer que podem se relacionar com pessoas de diferentes gêneros (homens, mulheres, transgêneros, etc) ou orientações sexuais (homossexuais, bissexuais, pansexuais, etc.).

Normalmente, as pessoas transgênero ou intersexuais são mais propensas a entender e assumir a pansexualidade, pois podem ter mais compreensão sobre os diferentes níveis que existem entre o masculino e o feminino.

No entanto, a pansexualidade não é exclusiva dos transgêneros ou dos intersexuais. Os chamados cisgêneros, ou seja, as pessoas que não são transgênero, também podem se identificar como pansexuais.

Conheça mais sobre os significados de cisgênero e transgênero.

Assim como a homossexualidade e a heterossexualidade, a pansexualidade se restringe aos interesses em gêneros humanos, excluindo deste conjunto outros comportamentos ou práticas sexuais. Isso significa que ser pansexual não é sinônimo de determinados comportamentos sexuais, como incesto, necrofilia e pedofilia.

A bandeira do orgulho pansexual

A bandeira que representa a pansexualidade foi criada provavelmente no ano de 2010. Possui três cores que significam:

Pansexual

  • Rosa: pessoas que se identificam no gênero feminino,
  • Amarelo: pessoas não-binárias,
  • Azul: pessoas que se identificam no gênero masculino.

Ver também os significados de LGBT e identidade de gênero.

Data de atualização: 23/09/2019.