Queer

Juliana Theodoro
Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

Queer é o termo usado para se referir a pessoas que não se enquadram nos padrões tradicionais de identidade de gênero e sexualidade.

Pessoas queer podem assumir uma diversidade de expressões de gênero e sexualidade, não se identificando com os padrões normativos, cisgênero e heterossexual.

Pessoas queer não se encaixam em rótulos, portanto, suas identidades são livres, podendo cada indivíduo se expressar como se sentir melhor.

A letra Q, na sigla da comunidade LGBTQIA+, representa as pessoas queers. O termo é da língua inglesa e significa "estranho" ou "esquisito", tratava-se de uma forma pejorativa de chamar homossexuais e transexuais.

Porém, o termo foi ressignificado e passou a ser usado no empoderamento daqueles que expressavam suas identidades de gênero e sexualidade de forma distinta do considerado tradicional.

Gênero e sexualidade queer

Bandeira queer em listras roxas, brancas e verdes
Bandeira queer.

Tanto a identidade de gênero, quanto a orientação sexual queer são caracterizados pela fluidez e não conformidade com os padrões estabelecidos de gênero e sexualidade.

Mas o que é identidade de gênero e orientação sexual? Identidade de gênero é a percepção pessoal de uma pessoa sobre o próprio gênero, não estando relacionado com o sexo biológico.

Trata-se de como uma pessoa identifica e reconhece o seu gênero. Por exemplo, identificar-se como mulher, homem ou não-binário, são tipos de identidade de gênero.

A orientação sexual indica como uma pessoa se relaciona romantica e sexualmente. Alguém que se relaciona com o sexo oposto ao seu é heterossexual, uma pessoa que se relaciona com alguém do mesmo sexo é homossexual.

Ou ainda, quem se relaciona com homens e mulheres é bissexual, quem não tem nenhum tipo de desejo sexual é assexual, entre muitas outras possibilidades de orientação.

Foi construído socialmente que o gênero e a sexualidade existiram somente dentro do padrão cisgênero (pessoa cujo gênero está de acordo o sexo que lhe foi atribuído ao nascimento) e heterossexual, baseado no binarismo masculino e feminino.

Entretanto, pessoas queer não se encaixam nessas duas identidades. Pelo contrário, identificam-se com uma diversidade de expressões de gênero. Podendo misturar expressões masculinas, femininas e outras.

Trata-se de uma fluidez de gênero. Essas pessoas não enxergam gênero de forma rígida (como cisgênero ou transgênero, por exemplo), mas como algo que pode variar ao longo da vida, pode se misturar e criar novas identidade de gênero.

A maneira de viver a sexualidade também não é rotulada, podendo sentir atração por pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto e do mesmo sexo, simplesmente não sentir atração sexual, entre outros tipos de orientação.

Ou seja, como as pessoas queer irão expressar sua identidade e sexualidade pode variar bastante de pessoa para pessoa. A palavra queer acaba sendo um termo guarda-chuva para todos os que se identificam com a fluidez de gênero e a não normatividade sexual.

Um exemplo de pessoa queer pode ser alguém que não se conecta com o padrão masculino e feminino, gosta de se expressar misturando elementos de vários gêneros, e se relaciona com pessoas independentemente da sua orientação sexual ou gênero. Mas esse é só um exemplo das infinitas possibilidade de identidade queer.

A comunidade queer entende que experiências humanas são complexas e variadas, e não existe uma forma correta de expressar identidade de gênero ou orientação sexual, respeitando a individualidade.

Para que uma pessoa seja queer, basta que ela se identifique dessa forma. E se existem dúvidas sobre a maneira como essa pessoa prefere ser chamada, por exemplo, se usa pronomes masculinos, femininos ou neutros, é válido sempre perguntar.

Entenda melhor o que é identidade de gênero, orientação sexual e diferença entre cisgênero e transgênero.

Relacionamento queer

A expressão relacionamento queer abarca várias formas de se relacionar romântica e/ou sexualmente, que fogem aos padrões de gênero e sexualidade tradicionais.

Um relacionamento queer pode ser entre pessoas do mesmo gênero, de gêneros diferentes, envolver pessoas transgênero, não-binárias ou de outras identidades de gênero.

O termo também pode se referir a relacionamentos não-monogâmicos, poliamorosos ou outra forma de relacionamento que não seja heteronormativa. Isso quer dizer que um relacionamento queer é aquele que foge das expectativas sociais tradicionais sobre com quem se relacionar e como.

Leia também o que é ser pansexual.

Diferença entre queer e não binário

O termo queer é uma palavra guarda-chuva para se referir aqueles que não se encaixam nos padrões normativos de gênero e sexualidade. Refere-se a identidades de gênero e sexuais.

O não binarismo é uma identidade de gênero, e as pessoas que se identificam como não-binárias são as que não se veem nos gêneros masculino e feminino, veem-se nos dois gêneros ou ainda em alguns momentos em um e depois em outro.

Portanto, a principal característica que distingue as duas expressões é que o termo queer também pode se referir a orientação sexual, enquanto o não binarismo aborda somente a identidade de gênero.

O que irá definir se uma pessoa é queer ou não-binária é como ela se identifica, qual termo faz mais sentido para a sua personalidade e vida. E nada impede uma pessoa se identifique das duas formas.

Veja também o que é gênero não binário, tipos de pessoas não binárias, cisgênero e transexual.

Diferença entre queer e intersexo

Uma pessoa intersexo é aquela que nasce com um sistema reprodutor que não pode ser considerado nem inteiramente masculino, nem feminino. Trata-se de uma condição biológica.

Existem muitos tipos de intersexualidade, desde pessoas que têm genitais com características do sexo masculino e feminino até pessoas com variações genéticas, com cromossomos referentes a um sexo, mas a anatomia genital de outro. É uma condição natural, presente desde o nascimento.

Portanto, os termos queer e intersexo não estão diretamente relacionados. Enquanto, ser intersexo é uma condição biológica, ser queer é uma identidade de gênero e sexual. Pessoas intersexo podem se identificar como queer. Porém, nem toda pessoa queer é intersexo.

Teoria queer

A Teoria Queer é uma teoria interdisciplinar das Ciências Sociais e Humanas, desenvolvida nos Estudos Feministas e de Gênero. Trata-se de uma teoria acadêmica que desconstrói as identidades de gênero masculina e feminina como as únicas possíveis e naturalmente existentes.

A Teoria Queer afirma que as identidades de gênero são construídas socialmente e não são um fator natural ou biológico, portanto, outras formas de expressão de identidades de gênero e sexualidade poderiam existir.

Os estudos acadêmicos que se baseiam na Teoria Queer geralmente abordam temas relacionados com a comunidade LGBTQIA+,em questões sociais, históricas, culturais e midiáticas.

Veja também a sigla LGBTQIA+ as bandeiras da comunidade LGBTQIA+.

Juliana Theodoro
Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar