Significado de Técnica Pomodoro

O que é a Técnica Pomodoro:

Técnica Pomodoro ou método Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo que incentiva as pessoas a focar de maneira intensa e integral em apenas uma tarefa ao longo de exatos 25 minutos.

O método pomodoro foi inventado no início dos anos 90 pelo empresário e escritor italiano Francesco Cirillo.

Ele nomeou o sistema de "Pomodoro" (tomate, em italiano) em homenagem ao cronômetro em forma de tomate que ele costumava utilizar para acompanhar seu trabalho como estudante universitário.

PomodoroCronômetro em forma de tomate, também denominado de timer pomodoro.

Como funciona a Técnica Pomodoro?

Ao denominar uma tarefa a ser feita, no qual você deverá ter foco integral, é preciso cronometrar o tempo exato de 25 minutos.

Ao finalizar esse período de 25 minutos, denominado como pomodoro, é preciso dar um intervalo de 5 minutos para o descanso da mente e do corpo.

Após cerca de quatro pomodoros, a pausa entre as atividades se torna mais longa, tendo entre 10 a 30 minutos.

Isso acontece estrategicamente para que a mente e o corpo tenham um período maior de descanso e recuperação, ajudando num foco de maior qualidade para o próximo pomodoro.

5 passos para usar a técnica pomodoro na prática

A técnica pomodoro é provavelmente um dos métodos mais simples de produtividade para se implementar. Tudo o que você precisa para começar é de um cronômetro que ajude a fracionar o seu tempo.

Um ciclo pomodoro funciona da seguinte maneira:

  1. Escolha uma tarefa a ser realizada;
  2. Defina o pomodoro para 25 minutos. O pomodoro, nesse caso, é o seu cronômetro. Porém, atualmente existem aplicativos para smartphones e sites, que foram criados especificamente para essa técnica. Sendo assim, eles podem auxiliar no controle do seu tempo de maneira mais precisa;
  3. Trabalhe na tarefa até que o pomodoro toque, depois marque como "feito" para que no final do dia você tenha ideia de quantos pomodoros foram realizados;
  4. Faça uma pequena pausa de 5 minutos;
  5. A cada 4 pomodoros, faça pausas mais longas.

Essa “pausa mais longa” geralmente é considerada como eficaz quando possui entre 10 a 30 minutos, ou o tempo que for preciso para que você se sinta recarregado e pronto para iniciar outra sessão de trabalho de 25 minutos.

É importante que esses passos se repitam algumas vezes ao longo de uma jornada de trabalho. O objetivo final da técnica é que você consiga focar no que realmente importa no seu dia, sem sobrecarregar a sua mente e o seu corpo.

É importante observar que um pomodoro é uma unidade de trabalho indivisível.

Isso significa que se você se distrair com um colega de trabalho, reunião, celular, ou qualquer outro motivo, será necessário encerrar o pomodoro, salvar o trabalho feito e iniciar um novo período de 25 minutos.

Obviamente, nem toda distração é tão simples, e algumas realmente necessitam de atenção exclusiva naquele momento.

É importante entender que ao evitar qualquer distração durante um pomodoro, você conseguirá manter o ritmo e ter maior controle da sua jornada de trabalho e produtividade.

Exemplo prático para utilizar a técnica pomodoro

Um exemplo em que a técnica pomodoro pode ser aplicada é na produção do TCC (trabalho de conclusão de curso) ou tese, comuns no final das graduações, pós-graduações, mestrados e doutorados.

Por se tratar de um trabalho longo, com uma vasta pesquisa e processo de escrita, dividir as tarefas ao longo do tempo de produção ajuda na execução eficaz de cada etapa.

Uma pessoa que está nesse processo pode dividir seu tempo da seguinte forma:

  • Pomodoro 1: 25 minutos de leitura do texto X;
  • Pomodoro 2: 25 minutos de leitura do texto X;
  • Pomodoro 3: 25 minutos de anotações do texto X;
  • Pomodoro 4: 25 minutos de leitura do texto Y;
  • Pomodoro 5: 25 minutos de leitura do texto Y;
  • Pomodoro 6: 25 minutos de anotações do texto Y.

Neste exemplo, a pessoa passou 2 horas e 30 minutos do seu dia lendo e fazendo anotações para o TCC ou tese. Após esse bloco, é possível que ela faça um novo cronograma para a escrita do trabalho em si, no mesmo dia ou no dia seguinte.

Vale lembrar que a aplicação dessa técnica é totalmente flexível, sendo organizada por cada pessoa, dentro da sua disponibilidade de tempo e do que o projeto em questão exige.

Quais são os benefícios da Técnica Pomodoro?

Quem aplica a técnica no dia a dia, sempre revela os grandes benefícios de produtividade em seus projetos e tarefas. Porém os benefícios conseguem ir além, chegando até mesmo a um dos pontos mais importantes na realização das tarefas: a motivação.

Ajuda a gerenciar as distrações e controlar seu tempo

A técnica pomodoro permite que você assuma o controle de seu próprio tempo na realização de qualquer atividade.

Aumenta o seu senso de responsabilidade

No final de cada pomodoro, reserve um minuto para anotar tudo o que você realizou. Manter um registro do seu trabalho permitirá que você forneça um relatório de produtividade transparente não só para você mesmo, mas para quem depende ou avalia o seu trabalho.

Auxilia a planejar melhor sua semana e projetos

Além de aumentar a responsabilidade, o registro das suas realizações facilitará o planejamento eficaz no futuro. Com o tempo, você poderá estimar com precisão quantos pomodoros precisará para concluir um determinado tipo de projeto.

Diminui a fadiga mental e o estresse

A técnica Pomodoro exige que os usuários façam intervalos regulares. Durante essas pausas, é possível fazer um lanche, encher sua garrafa de água ou simplesmente andar.

Levantar-se e desfocar alguns minutos da tarefa, evita o desgaste mental, permitindo que a sua mente divague por outros assuntos.

Mantêm a sua motivação

Quando você se aproxima do final de um pomodoro e seu trabalho está quase pronto, torna-se uma corrida emocionante contra o relógio terminar antes que você fique sem tempo. A emoção o motiva a trabalhar mais rápido, mesmo quando você normalmente começava a desacelerar.

Para quem a Técnica Pomodoro é indicada?

A técnica Pomodoro é frequentemente utilizada por programadores de web, designers e outras pessoas que precisam produzir projetos regulares de trabalho criativo. Essencialmente, pessoas que realmente precisam produzir algo para ser revisado por outras pessoas.

Isso significa que todos, desde autores que escrevem seu próximo livro até engenheiros de software que trabalham no próximo grande videogame, podem se beneficiar das sessões de trabalho programadas e das pausas que o Pomodoro oferece.

No entanto, a técnica também é útil para pessoas que não têm metas ou projetos de trabalho tão rígidos. Qualquer outra pessoa com uma "caixa de entrada" ou fila em que precisa trabalhar, pode se beneficiar, inclusive estudantes. O sistema é notavelmente adaptável a diferentes tipos de trabalho e estudo.

Por fim, é importante lembrar que Pomodoro é um sistema de produtividade e não uma regra obrigatória.

Se você estiver avançando em sua tarefa, por exemplo, e o cronômetro disparar, não há problema em pausar o cronômetro, terminar o que está fazendo e fazer uma pausa após.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 08/10/2019.