Significado de Precoce

O que é Precoce:

Precoce é o nome atribuído a algo que nasce, se desenvolve ou acontece antes do tempo previsto; referente ao que surge ou ocorre com antecedência, fora do período habitual.

Etimologicamente, o termo "precoce" surgiu do latim praecox, e na língua portuguesa é utilizado como um adjetivo para qualificar um processo, uma condição ou uma pessoa.

A palavra precoce pode ser empregada para adjetivar determinado acontecimento prematuro, ou seja, que aconteceu mais cedo do que se era previsto. Quando uma criança nasce antes dos nove meses de gestação da mulher, por exemplo, diz-se que nasceu precocemente (prematuro), antes do período considerado normal pela medicina para a formação completa e sadia do bebê.

Os recém-nascidos que nascem de maneira precoce, normalmente, apresentam complicações após o parto, como dificuldades para respirar. Por norma, as crianças prematuras devem permanecer em observação em incubadoras ou berços sob cuidados específicos de enfermeiros e médicos.

Na botânica, quando uma colheita ou estação acontece antes do tempo previsto, diz-se que é precoce ou temporão. Ainda neste ramo, chama-se uma árvore de precoce quando cobre-se de flores antes mesmo de ter folhas. Na zoologia, precoce é quando alguma espécie desenvolve características de um animal adulto antecipadamente.

Os seres humanos também podem se desenvolver, fisicamente ou mentalmente, antes da idade considerada apropriada. Exemplo: "O menino é precoce! Com essa idade já faz a barba"; "Meu filho é precoce, já sabe ler e escrever" ou "A menina precisa comprar sutiã. Os seus seios cresceram precocemente".

Sinônimos de precoce

  • Extemporâneo
  • prematuro
  • temporão
  • imaturo

Ejaculação precoce

A chamada ejaculação precoce é uma disfunção que ocorre durante a fase do orgasmo no ato sexual, quando o homem ejacula antes do tempo pretendido, normalmente logo após a penetração ou mesmo antes.

Estima-se que um a cada três homens sofram com a ejaculação precoce, que pode apresentar várias causas, biológicas ou psicológicas.

Casos esporádicos de ejaculação precoce são comuns com todos os homens em algum momento de sua vida sexual. A situação torna-se um problema quando passa a ser uma rotina, ou seja, quando o parceiro não consegue satisfazer sexualmente a outra pessoa em pelo menos 50% das vezes que fazem sexo devido a ejaculação precoce.

Data de atualização: 16/02/2015.