Significado de Planalto

O que é Planalto:

Planalto é uma forma de relevo constituído por áreas elevadas com o cume mais ou menos nivelado, com certo grau de plenitude. É uma região plana que está localizada em um local alto. Os planaltos também podem ser definidos por planícies que estão no alto de montes.

Os planaltos são normalmente formados pela erosão provocada pelos ventos (eólica) ou pelas águas da chuva. No entanto, existem outras possibilidades para justificar as suas origens, como a emersão e dispersão de magma vulcânico ou o derretimento de geleiras no cume das montanhas.

Os planaltos também podem ser chamados de platôs.

Em inglês, a palavra planalto é traduzida para plateau.

Planalto Central

Planalto Central é o nome dado para a região plana e central do Brasil, que abrange os Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul​.

A Chapada dos Veadeiros é considerado o ponto mais alto do planalto central, com altitudes que variam de 600 a 1650 metros acima do nível do mar. A Chapada foi declarada Patrimônio Mundial do Brasil, em 2001, pela UNESCO.

O Cerrado é a vegetação predominante no planalto central, com mais de 3 mil diferentes espécies da flora e uma fauna com mais de 1.500 espécies de animais.

A Capital Federal do Brasil, Brasília, foi construída na década de 1960 em meio ao planalto central, proporcionando a ocupação e desenvolvimento da região.

Planalto e Planície

Os planaltos são superfícies planas localizadas no cume de montes ou montanhas, com mais de 1000 metros de altura.

As planícies, por sua vez, são superfícies totalmente planas, que estão localizadas no mesmo nível do mar, sem grandes variação de altitude. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Exemplo: Planície Amazônica e Planície do Pantanal.

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo no Brasil, o local onde trabalha o Presidente da República Brasileira.

O Palácio do Planalto foi inaugurado em 21 de Abril de 1960, sendo uma obra assinada pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Data de atualização: 18/12/2014.