Significado de Remir

O que é Remir:

Remir é um verbo transitivo que significa resgatar, redimir, remover algo ou alguém do poder ou domínio de outrem.

O ato de remir está relacionado com livramento ou salvação ou com o ato que tornar esquecido algum acontecimento. Também pode significar o fim do cumprimento de algum encargo ou comprar algo de volta.

Existem várias expressões jurídicas com o verbo remir, como por exemplo:

  • Remir a hipoteca: extinção dessa obrigação mediante o pagamento;
  • Remir a execução: No âmbito do Direito, significa que alguém alguém efetuou o pagamento de alguma dívida, terminando com a sua obrigação. Isto tem que ser feito antes da alienação ou adjudicação dos bens;
  • Remir o bem: ocorre quando alguém efetua o resgate de um bem que tinha sido penhorado pela justiça.

Remir e remitir

Existe uma dúvida frequente entre os verbos remir e remitir. Da mesma forma, surgem os substantivos equivalentes, remissão e remição. Estas duas palavras são homófonas, ou seja, têm a mesma pronúncia e sentidos diferentes.

Remição está relacionada com remir e expressa um alívio mediante um pagamento, enquanto remissão (relacionado com remitir) significa um livramento graças ao perdão do credo, por exemplo.

Remir o tempo

A expressão "remir o tempo" pode ser encontrada em algumas traduções da Bíblia, mais concretamente na passagem em Efésios 5:15-16. Em outras traduções esta expressão aparece como "aproveitando cada oportunidade".

Assim, remir o tempo tem o significado de ter poder sobre o nosso tempo, resgatá-lo e usá-lo com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes.

Data de atualização: 18/11/2014.