Significado de Respeito mútuo

O que é Respeito mútuo:

Respeito mútuo é uma expressão que define a relação de respeito entre dois ou mais indivíduos; respeito recíproco. 

O respeito mútuo é um princípio de convívio humano que deve ser considerado base para a construção de uma sociedade civilizada, com educação e justiça entre diferentes grupos sociais, étnicos, econômicos, culturais e etc. 

Com o objetivo de evitar atitudes negativas ou degradantes entre os indivíduos, o respeito mútuo é um ingrediente essencial para evitar crises, conflitos e guerras entre povos e nações. 

O princípio do respeito mútuo é normalmente construído no âmbito familiar e escolar, que possuem a obrigação de educar os "jovens cidadãos" a agirem e se comportarem de maneira civilizada e solidária em um ambiente social. 

No contexto religioso, tendo como exemplo o catolicismo, o respeito mútuo é uma das principais "regras" previstas por Deus para garantir a paz mundial e a entrada no "Paraíso". 

O respeito pode ser entendido como uma "barreira", um limite das ações de um indivíduo para com outro. 

Em inglês, a expressão "respeito mútuo" é traduzida para "mutual respect"

Solidariedade

A solidariedade é um sentimento humano de identificação em relação aos sentimentos dos outros; um ato de empatia e tentativa de auxilio de outro indivíduo que se encontra em uma situação negativa. 

Veja também:

O significado de Respeito mútuo está na categoria: Geral