Significado de Romantismo

O que é Romantismo:

O romantismo foi um movimento artístico, intelectual e filosófico que surgiu na Europa no final do século XVIII. Na maioria dos locais, atingiu seu ápice na metade do século XIX.

O Romantismo surgiu durante o período conhecido como Era das Revoluções (entre os anos de 1774 e 1849), no qual diversas transformações políticas, sociais e econômicas ocorreram no ocidente. Entre os principais movimentos revolucionários da época estão a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

O romantismo se caracterizou pela ênfase nas emoções, no individualismo e na exaltação da natureza. Por esses motivos, o movimento é entendido como uma reação ao racionalismo e ao materialismo exacerbados difundidos pelo Iluminismo e pela Revolução Industrial.

O período romântico também foi marcado pela rejeição aos preceitos de ordem, harmonia e balanço, característicos do Classicismo. Para os românticos, o foco era a subjetividade de cada indivíduo, incluindo o irracional, o imaginário, o espontâneo e o transcendental.

Embora o romantismo se manifestou de forma mais explícita nas artes visuais, música e literatura. Porém, o movimento também teve grande impacto na educação, nas ciências sociais e nas ciências naturais.

Especificamente na política, o romantismo teve um efeito complexo, uma vez que os apelos às emoções inspiraram muitos discursos políticos utilizados no conservadorismo, liberalismo, nacionalismo, etc.

O romantismo buscava um afastamento dos valores de urbanização, progresso e racionalidade. A maioria das suas características são oposições diretas a esses preceitos. Entre os principais traços do movimento estão:

  • Individualismo e subjetivismo;
  • Valorização das emoções e sentidos;
  • Exaltação a natureza;
  • Rebeldia e idealismo;
  • Foco na imaginação.

Leia tudo sobre o romantismo.

Veja também algumas Características do Romantismo e leia mais sobre Revolução Industrial e Iluminismo.

Data de atualização: 28/08/2020.