Significado de Serendipity

O que é Serendipity:

Serendipity é uma palavra em inglês que significa uma feliz descoberta ao acaso, ou a sorte de encontrar algo precioso onde não estávamos procurando.

O termo serendipity foi criado no século XVI pelo escritor inglês Horace Walpole. A palavra teria sido retirada de um conto chamado "The Three Princes of Serendip", personagens que sempre faziam descobertas acidentais usando sua sagacidade. Serendip seria o nome árabe para a região onde atualmente é o Sri Lanka.

Acrescentado do sufixo ity, a palavra em inglês vira um substantivo abstrato. Como responsability (responsabilidade) que vem de responsable (responsável).

Portanto, serendipity seria a propriedade de quem age como os príncipes de Serendip, ou seja, de quem encontra soluções criativas e inesperadas para problemas de forma sagaz.

Veja também o significado de sagaz.

Serendipity é quando de repente, e sem querer, alguém descobre algo que o faz mudar de vida, a solução para os seus problemas, a resposta para as suas perguntas. É semelhante ao eureka alegado aos cientistas.

Saiba mais sobre o termo eureka.

Serendipity é a forma criativa de lidar com uma situação, encontrando um resultado inesperado para determinado caso. Tem a ver com o fato de identificar oportunidades em problemas ou situações inóspitas. 

A tradução indicada de serendipity para o português é serendipidade. Mas a palavra é um anglicismo, ou seja, um uso emprestado da língua inglesa para o português, e não tem uma correspondência exata de sentido. Em alguns dicionários de Língua Portuguesa é definida como "o dom de atrair sorte". Mas no original, seu significado é mais complexo, como descrito acima.

O significado de Serendipity está na categoria: Expressões em Inglês