Significado de Sheik

O que é Sheik:

Sheik (Xeque ou Xeique, em português) é uma palavra de origem árabe (xāyẖ) que quer dizer "chefe", "soberano", "ancião", "líder" ou "governador". Na cultura árabe, o título de sheik é considerado uma honra de algo prestígio.

O uso da expressão Sheik é aplicado para denominar o chefe de uma família árabe, de um clã ou de uma tribo. Também pode ser utilizado como título para um magistrado chefe de uma aldeia árabe. Além disso, o nome é aplicado à eclesiáticos maometanos (seguidores de Maomé) de alto grau.

Normalmente, o título de sheik é herdado de pai para filho, em uma tribo patriarcal. No entanto, uma pessoa também é considerada sheik quando conclui os estudos islâmicos, especializando-se nos ensinamentos da religião Islã, o Islamismo. O sheik árabe, assim, pode se responsabilizar pela manutenção das mesquitas, realizar casamentos islâmicos e liderar sessões de orações.

Na cultura ocidental contemporânea, a palavra sheik é associada ao indivíduo com grande status social, com bastante dinheiro, famoso e popular no grupo em que está inserido.

Ver também:

Data de atualização: 22/12/2014.