Significado de Substrato

O que é Substrato:

Substrato é um substantivo masculino, que em filosofia, é o que constitui a parte essencial do ser, independentemente de suas qualidades.

Por extensão, substrato é a base, o fundamento, a essência. É também aquilo que restou, o resíduo, a sobra, é ainda o motivo, a origem.

A palavra substrato é formada do prefixo latino "sub", que significa "posição abaixo", mais a palavra estrato, do latim "stratu", que, em geologia significa cada uma das camadas dos terrenos sedimentares.

Em ecologia, substrato é um sedimento preparado a partir de resíduos renováveis, que servem de base para sustentação e nutrição de vários organismos vivos. O bagaço de cana é o substrato da cana de açúcar.

Em linguística, substrato é o resultado da integração de uma língua nativa, que foi aos poucos sendo abandonada em favor de outra, porém, deixando vestígios de sua influência.

O substrato na jardinagem

Na jardinagem, substrato é todo material utilizado como meio de germinação e cultivo de plantas. É a combinação de dois ou mais componentes orgânicos, minerais e sintéticos, que reunidos fornecem as propriedades químicas e físicas adequadas para o cultivo das plantas.

A composição do substrato pode reunir humos, areia, casca de pinus etc, materiais que possuem boa absorção e facilidade de drenagem da água.

O significado de Substrato está na categoria: Geral