Significado de Tabernáculo

O que é um Tabernáculo:

Tabernáculo é a denominação dada ao local onde a Arca da Aliança era guardada, assim como outros artefatos sagrados, de acordo com os relatos bíblicos.

Deste modo, um tabernáculo era entendido como uma espécie de santuário portátil, que podia ser facilmente transportado de um lugar para outro, visto que era basicamente construído como uma tenda ou barraca.

Segundo a Bíblia, em especial no livro do Exôdo, onde é narrada a história de Moisés liderando o povo de Israel em direção ao deserto, o tabernáculo também servia como um espaço de comunicação entre Deus e os homens. Este lugar também era usado para momentos de adoração e sacrifícios.

Etimologicamente, a palavra tabernáculo se originou a partir do latim tabernaculum, que pode ser traduzido como "tenda", "barraca" ou "cabana".

Atualmente, no entanto, um tabernáculo costuma significar o local onde são guardados os objetos que são típicos dos rituais eucarísticos (as hóstias sagradas, por exemplo), numa espécie de cofre que é colocado no altar das igrejas.

A partir de um significado informal, tabernáculo também pode ser entendido como uma habitação.

Data de atualização: 10/02/2017. O significado de Tabernáculo está na categoria: Religião