Significado de Taoísmo

O que é Taoísmo:

O Taoísmo é uma religião e uma filosofia parte da antiga tradição chinesa. Segue a busca pelo tao, conceito que equivale a caminho ou curso e representa a força cósmica que cria o universo e todas as coisas.

O ideograma chinês tao pode ser traduzido para o português por caminho, mas sua ideia é mais ampla. É um fluxo natural dos acontecimentos da vida que todos devem seguir, a fonte do universo.

O tao tem o papel de criador de tudo o que existe, mas não é representado por uma única divindade. São várias divindades adoradas nos templos taoístas, sendo então o taoísmo uma religião politeísta.

O poder maior é o da natureza e o homem deve deixá-la seguir o seu caminho e viver em equilíbrio e harmonia para obter a felicidade e a longevidade.

São dois os elementos centrais da vida: o yin e o yang. Essas duas forças representam as dualidades contidas na natureza: o feminino e o masculino, o bem e o mal, o claro e o escuro, e etc. 

Saiba mais sobre o significado do yin yang.

A doutrina taoísta acredita que não se deve tentar entender as estruturas da natureza e sim sujeitar-se às leis naturais. E é guiada pelas três jóias, que seriam a compaixão, a moderação e a humilhação.

Entre as formas de se alcançar a plenitude espiritual pelo taoísmo está a meditação, a prática do feng shui, a leitura dos textos sagrados, e a leitura da sorte ou adivinhação.

Como as demais filosofias orientais, assim como o budismo, o taoísmo não é unicamente uma religião, é um estilo de vida, todo um sistema ético de práticas e ensinamentos que guiam a vida dos seus seguidores. Um dos principais ensinamentos do taoísmo prega o desprendimento dos bens materiais como forma de alcançar o seu caminho.

Antes da revolução comunista chinesa, que ocorreu na década de 1940, o taoísmo era uma das maiores religiões da China. Com as políticas de enfraquecimento das religiões e filosofias que promoviam ideias contrários aos do Partido Comunista, o taoísmo foi vendo seu número de adeptos reduzir drasticamente.

Em função destas sanções chinesas, o taoísmo acabou perdendo força no país, mas encontra muitos adeptos em países como Hong Kong e na Tailândia, com centenas de templos.

O taoísmo e seus ensinamentos foram popularizados em todo o mundo devido à prática das artes marciais. Kung Fu, Karatê, Judô, Tai-Chi-Chuan, entre outros, usam os ensinamentos da harmonia entre o yin e o yang.

A acupuntura também aplica diversos ensinamentos do taoísmo, usando as agulhas para equilibrar a energia do corpo, pois acreditam que quando o yin e o yang estão em desarmonia no corpo é que surgem as doenças.

Veja também o significado de acupuntura.

Entre os rituais do taoísmo estão o culto aos ancestrais, o exorcismo, a alquimia como cura dos males físicos, a magia para ter poder sobre a natureza, e a necromancia como forma de se antecipar ao futuro.

Origem do Taoísmo

O taoísmo foi desenvolvido na China durante o século II, na dinastia do imperador Han. Os ensinamentos taoístas são atribuídos ao filósofo Lao Tsé, contemporâneo de outro importante filósofo chinês, Confúcio.

Lao Tsé teria escrito o livro sagrado do taoísmo, o Tao Te Ching, chamado em português de livro do Caminho e da Virtude. É um livro de 5.500 palavras em que estão contidos os ensinamentos religiosos e filosóficos adquiridos por Lao Tsé na busca pelo caminho.

Taoísmo e Confucionismo

A filosofia taoísta surgiu como um contraponto ao conhecimento pregado pelo confucionismo. Confúcio primava pelo cumprimento das obrigações em sociedade e pela disciplina como única forma de viver a vida. Enquanto que o taoísmo acredita que é no contato contemplativo com a natureza que está a certeza de uma vida autêntica e em paz.

Taoísmo no Brasil

O Taoísmo no Brasil chegou junto com os imigrantes chineses, grande parte deles fugindo da Revolução Comunista Chinesa da metade do século XX. As duas vertentes encontram espaço no país, tanto o taoísmo filosófico como o taoísmo religioso.

Hoje o taoísmo no Brasil é representado pela Sociedade Taoísta do Brasil, criada na década de 1990 e com sedes e templos no Rio de Janeiro e São Paulo.

Taoísmo filosófico e religioso

Atualmente o taoísmo ficou dividido entre as correntes religiosa e filosófica, com diferentes práticas e seguidores. O taoísmo filosófico é uma corrente de pensamento que segue os ensinamentos taoístas como forma de encontrar harmonia na vida e com a natureza, e tem influência na sociedade chinesa até hoje.

Saiba mais sobre outras religiões e filosofias:

O significado de Taoísmo está na categoria: Religião