Significado de Teoria da conspiração

O que é Teoria da conspiração:

Teoria da conspiração é qualquer forma de tentar entender ou explicar algo ou alguma coisa, tendo como princípio que a sua natureza é secreta e parte de um plano conspiratório.

As teorias da conspiração podem ser compreendidas como uma tentativa de explicar algo que, até então, não tem explicação. Normalmente, fazem referências à momentos históricos importantes da humanidade ou eventos contemporâneos que estariam interligados aos interesses de conspiradores poderosos e maquiavélicos, comandadas por "sociedades secretas", por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de Sociedade secreta.

As principais teorias da conspiração existentes na cultura popular estão relacionadas com as sociedades secretas, propagando histórias que alegam ser estas organizações montadas para controlar o governo mundial, controladas por seres extraterrestes, humanos com poderes paranormais e etc.

As teorias alegam que esses grupos secretos estariam comandando todo o planeta e a vida que nele habita, através de vários modos, como mensagens subliminares, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de Mensagem subliminar.

Existem inúmeras teorias da conspiração espalhadas por todo o mundo e, com o advento da internet, essas informações tornaram-se ainda mais massificadas e "criativas".

As teorias da conspiração, também conhecidas por conspiracionismo, tentam "explicar" quase todos os acontecimentos da humanidade, desde a existência dos Illuminati - um grupo secreto que tem como objetivo dominar o mundo, até a ideia de que Michael Jackson ainda está vivo.

De um ponto de vista crítico, as teorias da conspiração são geralmente desacreditadas e ridicularizadas, devido a falta de provas concretas e científicas sobre o assunto em questão.

Ver também o significado de Illuminati.

Data de atualização: 23/04/2015.