Significado de Totalitarismo

O que é Totalitarismo:

Totalitarismo é uma ideologia, caracterizada por uma forma de governo totalitário, ou seja, na qual os líderes da nação possuem total controle sobre os direitos dos cidadãos, em benefício maior do país. 

A liberdade de religião também não existe em um Estado totalitarista, pois só permite a existência daquelas Igrejas cujos ministros cooperem com o governo. Sindicatos livres também são ilegais. 

O governo exerce total controle sobre os meios de comunicação e, em geral, elimina as escolas particulares, forçando as escolas públicas a ensinar de acordo com a linha do partido.

O primeiro Estado totalitário moderno foi criado, com a Revolução Comunista na Rússia, em 1919, surgindo o Stalinismo soviético. Outros Estados totalitários do século XX foram a Alemanha nazista, de 1933 a 1945, e a Itália fascista, de 1925 a 1943.

O autoritarismo, ao contrário do totalitarismo, que se apresenta como uma experiência política extremista, consiste na ênfase da autoridade do Estado em uma república ou união. O governo autoritário, assim como o regime totalitário, abusa do poder para controlar ao máximo o país, porém, este controle está nas mãos de um grupo de legisladores e não focado em apenas uma figura governante, como no totalitarismo.

Totalitarismo político

No totalitarismo só pode existir um único partido político, chefiado por um líder absoluto, que se mantém no poder usando a força, violência e torturas psicológicas e físicas contra os indivíduos que não obedecerem as leis do governo. 

O partido político dominante é que determina as diretrizes econômicas que o país deve seguir, nos regimes totalitaristas. 

Totalitarismo no Brasil

O Brasil também passou por um regime de totalitarismo, na metade do século XX, durante o governo de Getúlio Vargas. Este período ficou conhecido como o Estado Novo, marcado pelo fechamento do Congresso Nacional e detenção total do poder nas mãos do presidente, que tinha vestígios do fascismo italiano. 

O totalitarismo brasileiro do governo Vargas chegou ao fim com o começo da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil declarou repulsa contra os regimes totalitários europeus, criando uma incoerência ideológica nas ações do governo do país. 

Ver também:

O significado de Totalitarismo está na categoria: Geral