Significado de Autoritarismo

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana BezerraProfessora de História

O que é o Autoritarismo:

O autoritarismo é um sistema de liderança pelo qual o líder tem poder absoluto e autoritário e implementa seus objetivos e regras sem buscar a orientação e conselhos dos seus seguidores.

Esse sistema de liderança é caracterizado por um poder central e pela repressão das liberdades individuais dos cidadãos.

Um autoritário acredita que a liberdade é secundária à ordem social e que a ordem deve emanar de uma pessoa.

O líder é o supremo poder, e não existe autoridade superior a ele ou ela. Em outras palavras, os autoritários acreditam que a liberdade individual pode ser limitada ou suprimida para manter a ordem na sociedade.

Autoritários não acreditam que o povo possa ser confiável para exercer sua liberdade individual de maneira civilizada.

O autoritarismo está entre os mais antigos sistemas de liderança e tem sido praticado por grandes nações há milhares de anos.

O que é um regime autoritário?

O termo regime autoritário, em seu sentido mais amplo, abrange todas as formas de governo antidemocrático.

Em comparação com as democracias, um regime autoritário não mantém as instituições e procedimentos de participação e competição política, direitos fundamentais e controle de poder característicos de uma democracia. Por esse motivo, não possui legitimidade democrática.

Numa visão mais restrita do termo, o regime autoritário representa uma forma específica de governo autocrático que foi especialmente diferenciada dos regimes totalitários.

A história do autoritarismo

As sociedades humanas exercitaram o autoritarismo ao longo da história. A maioria dos reinos antigos, por exemplo, exerciam o autoritarismo, onde um monarca exercia o poder absoluto e completo e tomava todas as decisões relativas ao povo e ao reino.

Estes monarcas usavam a manipulação ou mesmo a força para fazer com que seus súditos seguissem as leis e regras estabelecidas.

No entanto, a forma moderna de autoritarismo tem suas raízes em monarcas eslavos que governaram a Europa Oriental nos séculos XVII, XVIII e XIX.

Esses monarcas praticavam o autoritarismo para se distinguirem dos monarcas constitucionais que governavam outras partes da Europa, como a Grã-Bretanha.

Veja também o significado de absolutismo monárquico.

Características do autoritarismo

Existem várias características que definem uma forma autoritária de liderança. Uma característica primordial é que o líder tem poder absoluto no funcionamento de um país ou organização, como já citado.

Como resultado de ter o poder absoluto, as decisões do líder são finais e não podem ser comprometidas. O processo de tomada de decisão é, portanto, direto, pois o líder exige pouco ou nenhum conselho.

Esse processo de tomada de decisão em um sistema autoritário é rígido e totalmente dependente dos desejos do líder. Os subordinados têm entrada limitada na operação da organização ou país.

Na maioria dos casos, o líder usa a coerção, manipulação ou força bruta para fazer com que seus subordinados ou súditos atendam aos seus objetivos.

Características do autoritarismo em um governo

Em um sistema político autoritário, os líderes não confiam em seus seguidores e sentem que os assuntos devem controlados.

Um governo autoritário também é caracterizado pelo pluralismo político limitado, com opositores políticos do regime governante que enfrentam restrições impostas pelo líder autoritário.

Veja também outros significados que podem ajudar na sua pesquisa:

Data de atualização: 05/09/2019.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.