Significado de Trofismo

O que é Trofismo:

Trofismo é um termo usado na biologia, na medicina e na fisioterapia e se refere ao estudo dos tecidos do corpo, principalmente em relação à nutrição e ao desenvolvimento saudável dos músculos. 

O estudo do trofismo é importante para prevenir ou tratar doenças e pode ser aplicado em muita áreas da saúde: como pele, sistema digestivo e ginecologia, por exemplo.

Mas é em relação aos músculos que o trofismo é mais estudado e aplicado.

Trofismo muscular

O trofismo muscular estuda como acontece a nutrição e a manutenção da saúde dos músculos, que é diretamente ligada à irrigação de sangue até o músculo e à prática de exercícios físicos. No trofismo muscular também é estudado o ganho ou a perda de força e de tônus muscular. 

A hipertrofia é o aumento de massa muscular através da prática de exercícios físicos adequados e de alimentação rica em proteínas. Já a atrofia é o contrário da hipertrofia, é a diminuição de massa muscular ou a falta de desenvolvimento dos músculos, que pode ser causada pela falta de exercícios, por alimentação inadequada ou por doenças.

O trofismo muscular também é muito importante na área da fisioterapia para fazer a avaliação de lesões , da saúde e do desenvolvimento muscular. 

Trofismo e tônus muscular

O tônus muscular é o grau (capacidade) de contração de um músculo durante o estado de repouso, ou seja, quando não existe movimento muscular. O tônus muscular é provocado por estímulos nervosos.

Se o músculo estiver em repouso total vai existir mais dificuldade para que o músculo se movimente assim que receber um estímulo cerebral, ou seja, quando receber a ordem do cérebro para que o músculo se movimente e seja contraído.

Existe também a hipotonia e a hipertonia. A hipotonia acontece quando há perda do tônus muscular, causada por uma doença neurológica ou por um acidente vascular cerebral (AVC). Já a hipertonia é o contrário, quando o tônus muscular tem um aumento além do esperado, que pode ser causado por doenças neurológicas, principalmente.

Avaliação de tônus muscular 

A avaliação de tônus muscular tem o objetivo de avaliar a capacidade que uma pessoa tem de contrair um músculo ou um grupo muscular de forma voluntária.

A avaliação é física e deve ser feita com o paciente em repouso. O profissional responsável pela avaliação faz testes de toque (apalpação) no grupo muscular que está sendo analisado.

Se houver rigidez ou perda de resistência do músculo é possível que exista algum problema de tônus muscular.

Teste de força muscular

Ao contrário do que acontece na avaliação de tônus muscular, no teste de força a potência dos músculos é avaliada quando eles estão em atividade. O teste é usado para encontrar lesões musculares ou para avaliar a existência de uma fraqueza muscular.

Existem diferentes métodos para testar a força muscular. Mas em geral, no teste de força o paciente é orientado a fazer exercícios específicos de acordo com o músculo que está sendo testado.

Para definir a força muscular o profissional avalia o tempo que o paciente consegue ficar em contração muscular durante o exercício.

Veja também o significado de Hipertrofia e Tônus muscular.

Data de atualização: 21/03/2018. O significado de Trofismo está na categoria: Medicina