Significado de Anabolismo

Dra. Juliana Guimarães
Revisão por Dra. Juliana GuimarãesDoutora em Saúde Pública

O que é Anabolismo:

Anabolismo é um processo metabólico de construção de tecido muscular com consumo de energia. Como resultado, acontece produção e aumento de tecidos musculares.

É uma reação de síntese bioquímica do metabolismo dos seres humanos, que pode ser provocada, com exercícios físicos ou ocorrer por fatores biológicos, como durante o crescimento que ocorre na puberdade.

Além da produção e do aumento de tecido muscular, o anabolismo também acontece em outros processos. São exemplos: a fotossíntese e a síntese de proteínas no organismo.

Como acontece o anabolismo?

O processo de anabolismo ocorre a partir da transformação de moléculas simples em moléculas complexas, havendo um consumo de energia para que essas reações metabólicas aconteçam.

Nesse processo são envolvidos vários hormônios, como estrogênio, testosterona e o hormônio do crescimento (GH).

O anabolismo provocado pode ser estimulado por dois fatores: prática de exercícios físicos de resistência e força (como a musculação) e alimentação equilibrada e rica em proteínas (que podem ser animais ou vegetais).

É um processo metabólico construtivo que ocorre em momentos de descanso, ou seja, quando não existe a exigência de esforço muscular (repouso).

Anabolismo e atividade física

Na prática de exercícios físicos, o tecido muscular exercitado é danificado pelo esforço. Após a prática de exercício, quando há um período de repouso deste esforço, o organismo produz uma reação de reparação dos tecidos afetados.

É o processo de restauração do tecido muscular danificado que origina o aumento da massa muscular (massa magra), também chamado de hipertrofia muscular.

Saiba mais sobre a hipertrofia muscular e veja também como funciona o metabolismo.

Diferença entre anabolismo e catabolismo

Anabolismo e catabolismo são diferentes fases dos processos de metabolismo do organismo humano. Enquanto o anabolismo proporciona o crescimento de tecidos musculares, o catabolismo é o processo contrário.

No catabolismo existe a decomposição de moléculas complexas em moléculas simples. Por causar essa transformação, o catabolismo é uma reação de degradação ou de quebra.

Nesse caso, ao contrário do que acontece no anabolismo, existe fornecimento de energia que é usado para garantir o bom funcionamento do corpo humano, como o controle do equilíbrio da frequência cardíaca.

São exemplos de catabolismo: o processo de digestão de alimentos e a transformação das proteínas em aminoácidos.

Conheça mais sobre o catabolismo e veja qual a diferença entre anabolismo e catabolismo.

Data de atualização: 05/08/2019.

Dra. Juliana Guimarães
Revisão por Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-Doutorada em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. COREN 109692