O que são os Trópicos de Câncer e Capricórnio
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são linhas imaginárias paralelas à linha do Equador. A faixa ao redor da Terra delimitada pelos Trópicos de Câncer e Capricórnio define as "latitudes tropicais" (ou simplesmente os "trópicos") onde é possível ter o sol diretamente acima.
O Trópico de Câncer é uma linha de latitude imaginária acima do equador que atravessa o globo a cerca de 23 graus norte. Este é o local exato onde o sol está no alto em 21 de junho.
O oposto é o Trópico de Capricórnio, cuja linha de latitude circunda o globo a cerca de 23 graus ao sul (abaixo do equador). No Trópico de Capricórnio, o sol está exatamente no alto, em 21 de dezembro.
As linhas do Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, nomeadas há cerca de 2.000 anos, dividem a Terra em zonas separadas. No entanto, a linha mais importante de latitude é o equador, que divide o globo ao meio para formar os hemisférios norte e sul.
Por que os trópicos são importantes?
Os trópicos foram marcados porque ambos são lugares dentro dos hemisférios onde é possível ter o sol diretamente acima.
O eixo da Terra está inclinado em um ângulo de 23,5º em relação ao Sol. Isto significa que durante o curso do ano (isto é, uma órbita completa), o sol não aparece exatamente na mesma parte do céu: do Solstício de Dezembro ao Solstício de Junho, ele parece se mover para o norte, enquanto no Solstício de junho e o próximo Solstício de dezembro, parece se mover para o sul.
Assim, a linha de latitude 23,5° (Sul) representa o limite mais meridional para onde o Sol parece se mover ao longo do ano. O Sol chega ao Solstício de Dezembro, que também é, por tradição, o dia em que o Sol entra pela primeira vez no signo astrológico de Capricórnio. Assim, 23,5° é chamado de "Trópico de Capricórnio".
Da mesma forma, o Sol atinge 23,5° (Norte) no primeiro dia de sua entrada no signo de Câncer, por isso é chamado de “Trópico de Câncer”.
É por este motivo que as estações do ano só se iniciam quando a Terra e o Sol encontram-se em uma posição onde os raios solares refletem de forma perpendicular à Linha do Equador (primavera e outono) ou a um dos trópicos (verão e inverno).
Quais são os principais círculos de latitude?
Os círculos de latitude são um círculo abstrato de leste e oeste que conecta todos os lugares da Terra. Latitude e longitude são usadas como endereços para todas as partes do globo.
Em mapas, as linhas de latitude são horizontais e as linhas de longitude são verticais. Existe um número infinito de círculos de latitude na Terra.
Arcos de latitude às vezes são usados para definir o limite entre países que não têm fronteiras geográficas distintas, como serras ou desertos. Existem cinco grandes círculos de latitude:
- Circulo Ártico;
- Trópico de Câncer;
- Equador;
- Trópico de Capricórnio;
- Círculo Antártico;
Veja também:
-
Significado de Latitude e Longitude
-
Solstício e Equinócio
-
Significado de Escala
-
Paralelos e meridianos
- Zona Intertropical
-
Tamanhos de sapato: Tabelas de conversão de tamanhos de calçado
- Metro Quadrado (m²): o que é e como calcular
-
Largura, comprimento e altura: o que são e diferenças
-
Estações do ano 2023: quando começam, terminam e quais são
-
Solstício