Significado de Trópicos de Câncer e Capricórnio

O que são os Trópicos de Câncer e Capricórnio:

Os trópicos de Câncer e Capricórnio são linhas imaginárias paralelas à linha do Equador. A faixa ao redor da Terra delimitada pelos Trópicos de Câncer e Capricórnio define as "latitudes tropicais" (ou simplesmente os "trópicos") onde é possível ter o sol diretamente acima.

O Trópico de Câncer é uma linha de latitude imaginária acima do equador que atravessa o globo a cerca de 23 graus norte. Este é o local exato onde o sol está no alto em 21 de junho.

O oposto é o Trópico de Capricórnio, cuja linha de latitude circunda o globo a cerca de 23 graus ao sul (abaixo do equador). No Trópico de Capricórnio, o sol está exatamente no alto, em 21 de dezembro.

As linhas do Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, que foram nomeadas há cerca de 2.000 anos, dividem a Terra em zonas separadas. No entanto, a linha mais importante de latitude é o equador, que divide o globo ao meio para formar os hemisférios norte e sul.

zonatemeprada

Por que os trópicos são importantes?

Os trópicos foram marcados porque ambos são lugares dentro dos hemisférios onde é possível ter o sol diretamente acima.

O eixo da Terra está inclinado em um ângulo de 23,5º em relação ao Sol. Isto significa que durante o curso do ano (isto é, uma órbita completa), o sol não aparece exatamente na mesma parte do céu: do Solstício de Dezembro ao Solstício de Junho, ele parece se mover para o norte, enquanto no Solstício de junho e o próximo Solstício de dezembro, parece se mover para o sul.

Assim, a linha de latitude 23,5° (Sul) representa o limite mais meridional para onde o Sol parece se mover ao longo do ano. O Sol chega ao Solstício de Dezembro, que também é, por tradição, o dia em que o Sol entra pela primeira vez no signo astrológico de Capricórnio. Assim, 23,5° é chamado de "Trópico de Capricórnio".

Da mesma forma, o Sol atinge 23,5° (Norte) no primeiro dia de sua entrada no signo de Câncer, por isso é chamado de “Trópico de Câncer”.

É por este motivo que as estações do ano só se iniciam quando a Terra e o Sol encontram-se em uma posição onde os raios solares refletem de forma perpendicular à Linha do Equador (primavera e outono) ou a um dos trópicos (verão e inverno).

Quais são os principais círculos de latitude?

Os círculos de latitude são um círculo abstrato de leste e oeste que conecta todos os lugares da Terra. Latitude e longitude são usadas como endereços para todas as partes do globo.

Em mapas, as linhas de latitude são horizontais e as linhas de longitude são verticais. Existe um número infinito de círculos de latitude na Terra.

Arcos de latitude às vezes são usados ​​para definir o limite entre países que não têm fronteiras geográficas distintas como serras ou desertos. Existem cinco grandes círculos de latitude:

  • Circulo Ártico;
  • Trópico de Câncer;
  • Equador;
  • Trópico de Capricórnio;
  • Círculo Antártico;

Veja também o significado de:

Data de atualização: 13/08/2019.