Solstício de Inverno

O que é o Solstício de Inverno:

Solstício de Inverno é um fenômeno da astronomia que marca o início do inverno. Nesse dia, um dos hemisférios (norte ou sul) recebe os raios do Sol de forma oblíqua (inclinada). Isso faz com que esse hemisfério receba menos iluminação solar e, portanto, menos calor.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o solstício de inverno ocorre sempre no dia 20 ou 21 de junho. Já no Hemisfério Norte, onde estão os Estados Unidos e a Europa, o solstício de inverno ocorre entre os dias 20 e 21 de dezembro. Hemisférios são as duas metades do globo terrestre, que é dividido ao meio pela linha do Equador.

solstício de inverno

No solstício de inverno acontece o dia mais curto do ano e, consequentemente, a noite mais longa, em termos de iluminação solar. Enquanto num hemisfério ocorre o solstício de inverno, no outro acontece o solstício de verão, momento de máxima incidência de radiação solar. Assim, quando é inverno no Brasil (Hemisfério Sul), é verão em Portugal (Hemisfério Norte), e vice-versa.

O solstício acontece graças à combinação de dois fatores: a translação da Terra (caminho que o planeta percorre em torno do Sol) e a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital. Graças a isso, a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios do planeta Terra, e o solstício é o ponto em que essa desigualdade atinge o seu limite.

Solstício de inverno no Hemisfério Sul

O solstício de inverno no Hemisfério Sul, onde está o Brasil, ocorre entre os dias 20 e 21 de junho.

Nesse dia, a incidência solar no Hemisfério Sul é baixa, já que, devido à inclinação da Terra, é o Hemisfério Norte que está voltado ao Sol. Assim, teremos no Brasil a noite mais longa e o dia mais curto do ano. Receberemos menos radiação solar, portanto a tendência é de que as temperaturas sejam mais baixas.

Quando serão os próximos solstícios de inverno no Brasil?

Ano Dia Horário
2022 21 de junho 06h14
2023 21 de junho 11h58
2024 20 de junho 17h51
2025 20 de junho 23h42

Leia mais sobre o Solstício.

Solstício de verão

O solstício de verão marca o início dessa estação. Durante o solstício de verão, um dos hemisférios da Terra encontra-se no seu ponto máximo de inclinação em direção ao Sol. Isso faz com que ele receba mais iluminação solar e mais calor. No solstício de verão temos o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

No solstício de verão do Hemisfério Sul, o Trópico de Capricórnio recebe os raios solares de forma perpendicular. Já quando é solstício de verão no Hemisfério Norte, é o Trópico de Câncer que recebe a radiação solar de forma direta.

Leia mais sobre o Solstício de Verão.

Equinócio

O equinócio também é um fenômeno astronômico que marca o início de duas estações do ano, nesse caso o outono e a primavera. Assim como acontece com os solstícios, os equinócios acontecem em momentos opostos no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte.

No Hemisfério Sul o equinócio de Outono costuma ocorrer entre os dias 20 e 21 de março, e o equinócio de primavera acontece no dia 22 ou 23 de setembro.

Veja mais sobre o significado de Equinócio, Equinócio de Outono e Equinócio de Primavera. Leia também: Solstício e Equinócio: o que são e quais as diferenças entre eles.

Atualizado em