Significado de Solstício

O que é Solstício:

Solstício é um acontecimento astronômico que significa o início do Verão ou do Inverno. É a época do ano em que o Sol incide com maior intensidade em um dos dois hemisférios.

Durante o solstício, o Sol (visto da Terra) surge no ponto mais afastado do equador celeste ao realizar o seu movimento aparente no céu.

O solstício corresponde ao instante em que o Sol atinge a sua declinação máxima ou mínima, dependendo do hemisfério em questão. No solstício de Verão o Polo Norte apresenta uma inclinação de 23,5º em direção ao Sol, enquanto no solstício de Inverno o Polo Norte fica afastado do Sol com uma inclinação de 23,5º.

Os solstícios estão relacionados com o esoterismo e para muitas culturas têm um simbolismo muito importante. Por exemplo, para alguns povos, o solstício de Verão é motivo de grande alegria, porque representa a vitória da Luz sobre a Escuridão.

O solstício ocorre duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro, marcando o início das estações, que são contrárias em cada hemisfério.

Por que o solstício acontece?

O solstício acontece graças a dois fenômenos que ocorrem no planeta Terra: rotação e translação. A existência desses fenômenos faz com que a luz do sol seja distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios.

O solstício de Inverno significa que a luz do sol não incide com tanta força no hemisfério em questão, enquanto o solstício de Verão aumenta a incidência da luz solar. São fenômenos opostos dependendo do hemisfério em que um determinado país se encontra. Por exemplo: quando é Inverno no Brasil (Hemisfério Sul), é Verão na França (hemisfério Norte).

Os dias e horas em que ocorrem os solstícios não são iguais em todos os anos devido à velocidade atingida pela Terra na órbita elíptica. A viagem é mais rápida quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) do que quando está mais distante (afélio).

Solstício de Verão

O solstício de Verão determina que a duração do dia será a mais longa do ano e a noite será a mais curta.

No Hemisfério Sul (onde se localiza o Brasil), o solstício de Verão acontece nos dias 21 ou 22 de dezembro. Inversamente, no Hemisfério Norte, o solstício de Verão acontece entre os dias 21 e 22 de junho.

Saiba mais sobre o Solstício de Verão.

Solstício de Inverno

O solstício de Inverno indica que a duração da noite será a mais longa do ano e, consequentemente, o dia será o mais curto.

No Hemisfério Sul o solstício de inverno acontece entre os dias 21 e 22 de junho. Já no Hemisfério Norte o solstício de inverno ocorre entre 21 e 22 de dezembro.

Para saber mais, leia sobre o Solstício de Inverno.

Equinócio

O equinócio também marca o início de duas estações do ano: a Primavera e o Outono. Assim como acontece com os solstícios, o fenômeno ocorre em momentos contrários nos Hemisférios Sul e Norte.

No Hemisfério Sul o equinócio de Primavera ocorre entre 22 e 23 de setembro e o equinócio de Outono acontece entre 20 e 21 de março.

Já no Hemisfério Norte o equinócio de Primavera acontece em 20 ou 21 de março e o equinócio de Outono ocorre entre 21 e 23 de setembro.

Saiba mais sobre os significados de Equinócio, Equinócio de Primavera e Equinócio de Outono.

Data de atualização: 24/07/2019.