Solstício

O que é o Solstício:

Solstício é um evento astronômico em que um dos polos da Terra encontra-se no seu ponto máximo de inclinação em direção ao Sol. Se o Polo Sul estiver mais voltado para o Sol, é solstício de verão no Hemisfério Sul (onde está o Brasil). Se for o Polo Norte, é solstício de verão no Hemisfério Norte (onde estão os Estados Unidos).

Hemisférios são as duas metades do planeta Terra, que é dividido ao meio pela linha do Equador. O fato de um desses hemisférios estar o máximo possível voltado ao Sol (solstício de verão) significa que ele recebe os raios solares com máxima intensidade e, portanto, se aquece mais. Quando isso ocorre, o outro hemisfério recebe os raios solares com menor intensidade (solstício de inverno) e, portanto, se aquece menos.

solstício

O solstício ocorre duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro, marcando o início do verão (solstício de verão) ou do inverno (solstício de inverno).

No Hemisfério Sul, o solstício de verão ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro; neste mesmo dia, é solstício de inverno no Hemisfério Norte. Já o solstício de verão no Hemisfério Norte ocorre no dia 20 ou 21 de junho; neste mesmo dia, é solstício de inverno no Hemisfério Sul.

Por que o solstício acontece?

O solstício ocorre devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital. Podemos traduzir essa frase desta maneira:

  1. Um dos movimentos da Terra é a translação: a volta completa que a Terra faz em torno do Sol (que dura um ano).
  2. Esse movimento da Terra em torno do Sol desenha um plano, chamado de plano orbital ou eclíptica.
  3. A Terra também realiza um movimento em torno de seu próprio eixo, chamado de rotação.
  4. O eixo de rotação da Terra não é perpendicular ao seu plano orbital (eclíptica). Mais precisamente, forma-se um ângulo de 23,5º entre eles. O ângulo entre o eixo de rotação e o eixo da órbita da Terra recebe o nome de inclinação axial.
  5. Esse ângulo é o responsável pelas estações do ano e pelo fenômeno do solstício.

inclinação da Terra solstício

À medida que a Terra vai fazendo seu movimento em torno do Sol (translação), altera-se a quantidade de Sol recebida em cada um dos hemisférios. Isso determina a ocorrência do solstício, momento em que um dos hemisférios se encontra o máximo possível voltado ao Sol. Durante o solstício, um dos trópicos (Câncer ou Capricórnio) recebe os raios solares de forma perpendicular.

Solstício de Verão

O solstício de verão é o momento em que um dos hemisférios da Terra está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. No solstício de verão temos o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

No Hemisfério Sul (onde se localiza o Brasil), o solstício de Verão acontece no dia 21 ou 22 de dezembro. Inversamente, no Hemisfério Norte, o solstício de verão acontece entre 20 e 21 de junho.

Saiba mais sobre o Solstício de Verão.

Solstício de Inverno

O solstício de inverno é o momento em que um dos hemisférios se encontra mais "escondido" do Sol, fazendo com que os raios solares incidam de forma oblíqua (indireta) sobre essa parte do globo terrestre. No solstício de inverno temos o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

No Hemisfério Sul o solstício de inverno acontece no dia 20 ou 21 de junho. Já no Hemisfério Norte o solstício de inverno ocorre entre 21 e 22 de dezembro.

Para saber mais, leia sobre o Solstício de Inverno.

Equinócio

O equinócio também marca o início de duas estações do ano: a primavera e o outono. Durante o equinócio, o Sol está posicionado sobre a linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios recebam a mesma porção de raios de Sol.

No Hemisfério Sul o equinócio de primavera ocorre entre 22 e 23 de setembro, e o equinócio de outono acontece entre 20 e 21 de março.

Já no Hemisfério Norte o equinócio de primavera acontece em 20 ou 21 de março, e o equinócio de outono ocorre entre 22 e 23 de setembro.

Veja também os significados de Equinócio, Equinócio de Primavera e Equinócio de Outono. Leia também: Solstício e Equinócio: o que são e quais as diferenças entre eles.

Atualizado em