Significado de Visionário

O que é um Visionário:

Visionário é a qualidade de algo ou alguém que é idealista, que tem ideias extravagantes e incomuns, acreditando estar enxergando tendências ou conceitos que estão a frente de seu tempo.

Uma pessoa descrita como visionária costuma ser conhecida por seu comportamento e pensamento inovador, criativo e inventivo, isto porque possui ideias não convencionais e que quebram os padrões já estabelecidos. O que destaca os líderes visionários é a capacidade de enxergarem oportunidades onde ninguém mais vê, criando assim ideias inovadoras e transformadoras de tendências.

Ser visionário é importante para o crescimento e desenvolvimento em algumas areas profissionais, principalmente aquelas que lidam com o uso da criatividade. Aliás, uma das características que destacam os líderes de qualquer setor de negócios é a sua capacidade visionária.

Um visionário também pode estar relacionado ao indivíduo que tem ou acredita ter visões, ou seja, percepções sobre a realidade no futuro. No sentido figurado do termo, um visionário é a pessoa que é conhecida por ser fantasiosa, sonhadora ou excessivamente idealista.

Alguns dos principais sinônimos de visionário são: idealista; utópico; iluminado; devaneador; fantasista; sonhador e utopista.

Pragmático e visionário

Ao contrário dos visionários, que acreditam em ideias aparentemente mirabolantes, fantasiosas e extravagantes, os pragmáticos se baseiam naquilo que é conhecido, básico, costumeiro e que não foge ao conjunto de regras e formalidades.

Saiba mais sobre o significado de Pragmático.

O significado de Visionário está na categoria: Geral