Significado de Assertivo

O que é Assertivo:

Assertivo é um adjetivo relativo a qualidade de algo que é afirmativo, positivo e certo, como um comportamento ou ação, por exemplo.

Uma pessoa assertiva, de acordo com a psicologia comportamental, consiste no modo seguro e confiante de agir, ou seja, um indivíduo que está certo de suas ações, atitudes e comportamento. Ainda de acordo com os estudos psicológicos, o comportamento das pessoas pode ser dividido em quatro principais categorias: agressivo, passivo, agressivo-passivo e o assertivo.

Neste caso, ao falar que determina pessoa é assertiva significa que apresenta um comportamento equilibrado, não sendo demasiada agressiva e nem muito submissa.

No âmbito profissional, a postura assertiva é considerada uma qualidade no trabalho, pois representa o equilíbrio racional do indivíduo, fazendo com que saiba identificar as melhores ações para os momentos mais oportunos.

Algumas pessoas confundem a correta grafia deste termo com “acertivo”, pois acreditam que derive diretamente da palavra “certo”, em referência ao significado que possui. Mas, “acertivo” está errado e não existe na língua portuguesa. A forma escrita correta é assertivo (com o “ss”).

Alguns dos principais sinônimos de assertivo são: afirmativo, positivo, assertório, declarativo e declaratório.

Em inglês, a tradução correta para “assertivo” é assertive.

Comunicação assertiva

Consiste na comunicação feita com clareza, objetividade, transparência e honestidade. A assertividade na comunicação é uma qualidade predominante em pessoas com alto nível de autoestima e maturidade.

Os líderes e governantes precisam exercitar as suas habilidades comunicacionais para garantir o uso de uma comunicação assertiva, assim como qualquer outro profissional que deseja melhorar a sua imagem social e credibilidade.

Ver também: significado de Assertividade.

Data de atualização: 14/10/2016. O significado de Assertivo está na categoria: Língua Portuguesa