Significado do Voto de cabresto

O que é o Voto de cabresto:

Voto de cabresto é um antigo sistema de controle político abusivo, impositivo e arbitrário, praticado durante o período conhecido por Coronelismo.

A palavra “cabresto” deriva do latim capistrum, que pode ser traduzido como “mordaça” ou “freio”. Assim, a expressão “voto de cabresto” faz referência a um tipo de voto que é feito sob o controle de alguém.

Entre o final do século XIX e começo do século XX, o Brasil viveu a chamada República Velha, conhecida pela grande influência exercida pelos coronéis, ricos fazendeiros que atuavam como oligarcas locais nas regiões mais pobres do interior do país.

Naquela época, o voto não era secreto e os eleitores que viviam sob a “jurisdição” dos coronéis eram constantemente manipulados e ameaçados a votarem apenas nos candidatos escolhidos pelos fazendeiros.

A influência dos coronéis no cenário político e, consequentemente, a prática do voto de cabresto, só começaram a diminuir após a Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas iniciou o combate ao Coronelismo no país.

Em 1932, com a aprovação do Código Eleitoral Brasileiro – responsável por tornar o voto secreto – o voto de cabresto passou a ser cada vez mais difícil de ser aplicado.

O tradicional modelo do voto de cabresto pode ter sido extinto, mas a “essência” abusiva deste sistema ainda perdura em algumas regiões do país como forma de controlar o poder político local.

De modo mais “complexo”, algumas autoridades e líderes populares utilizam da sua influência para aliciar e manipular as massas para que votem nos candidatos políticos que lhes são de interesse.

Saiba mais sobre o significado do Caronelismo.

Voto de cabresto e Curral eleitoral

Esta expressão era utilizada para se referir às regiões que eram controladas politicamente pelos coronéis, ou seja, onde estes exerciam influência para controlar o poder político.

Os coronéis, em seus respectivos “currais eleitorais”, praticavam diferentes tipos de táticas de manipulação, que podiam ir desde a compra de votos e troca de favores até mesmo ao uso da violência física e ameaça de morte.  

Como não existiam grandes mecanismos de segurança do voto naquela época, tornava-se fácil para os coronéis fraudarem as eleições, seja por meio de “votos fantasmas” ou através de documentos falsificados que permitiam que analfabetos votassem a seu favor (os analfabetos eram proibidos de votos naquela época).

Saiba mais sobre o significado do Voto.

Data de atualização: 10/06/2018. O significado do Voto de cabresto está na categoria: Geral