Agricultura
Agricultura é a atividade de cultivar plantas e hortaliças para a alimentação e produção de matérias-primas.
É uma das práticas humanas mais antigas e é de extrema importância para a garantia da vida e da economia.
O conceito de agricultura inclui todas as práticas realizadas em torno do cultivo, como a preparação do solo, o tipo de irrigação, o controle das pragas e a colheita, assim como armazenamento e a venda dos produtos agrícolas.
É da agricultura que surge os mais diversos alimentos de origem vegetal, como os grãos, verduras e legumes. Assim como materiais com outros fins, por exemplo: o algodão para roupas, a borracha natural, madeira e plantas medicinais, para a produção de medicamentos.
A agricultura faz parte do setor primário da economia, ou seja, é uma atividade exercida para a obtenção de matéria-prima, que posteriormente poderá ser transformada pela indústria.
Nas últimas décadas tem passado por um forte processo de mecanização e introdução da ciência e das novas tecnologias, a fim de garantir o aumento da produtividade, o menor tempo de produção e também a melhoria genética dos produtos.
Origem e história da agricultura
A utilização agrícola do solo começou no período Neolítico (7000 a.C. a 2500 a.C.). Foi fundamental para que os seres humanos pudessem desenvolver um estilo de vida sedentário, já que deixaram de precisar se deslocar em busca de comida.
Durante a evolução da agricultura foi essencial para o desenvolvimento da prática: a criação da enxada e do arado, o uso de animais de tiro (carga), a invenção de adubos artificiais e a introdução do maquinário agrícola.
Durante milênios a agricultura foi a principal atividade econômica mundial. Porém, nos últimos dois séculos (e principalmente nas sociedades industrializadas) é notável a redução do número de pessoas na produção agrícola.
Isso pode ser explicado pelo fenômeno de migração para as cidades (êxodo rural) e também pelos avanços tecnológicos, que permitem uma grande produção mesmo com menos pessoas trabalhando na área.
A produção agrícola acaba sendo uma característica de países emergentes, que exportam para os países desenvolvidos, responsáveis por transformar a matéria-prima através da indústria.
Agricultura no Brasil
O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, muitas vezes chamado de "celeiro do mundo". Lidera as exportações dos seguintes produtos: soja, café, açúcar e suco de laranja, além de ser o segundo maior exportador de milho.
O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia nacional, reúne todas as atividades relacionadas com a agricultura e a pecuária. No ano de 2022, o agronegócio brasileiro representou aproximadamente 25% do PIB e empregou mais de 19 milhões de trabalhadores.
Sendo um setor de tanta relevância, o Brasil conta com o Ministério da Agricultura e da Pecuária para cuidar exclusivamente do gerenciamento do setor, regulamentando e fornecendo apoios aos agricultores.
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) também tem um papel importante na atividade brasileira, já que é a instituição pública de inovação e pesquisa na área.
A agricultura brasileira, realizada em grandes propriedades de terra (latifúndios), é bastante mecanizada, focada nas vendas para a exportação, além de geralmente cultivar somente um tipo de produto (monocultura). Trata-se de um setor rico, que investe na ciência, e na tecnologia, e tem alta produtividade.
Entretanto, a maioria dos agricultores brasileiros trabalham em pequenas e médias propriedades. Eles cultivam vários produtos (policultura e rotação de culturas), são menos mecanizados (agricultura familiar), voltados para o mercado interno e com produtividade mais baixa.
A agricultura brasileira é um setor que causa impactos ambientais negativos, especialmente a realizada em grandes propriedades de terra. Além de empobrecer e contaminar o solo, com o regime de monocultura e uso de agrotóxicos, também é responsável pelo desmatamento de áreas de floresta para a criação de áreas de cultivo.
Tipos de agricultura
Agricultura familiar
Na agricultura familiar, o processo de cultivo é todo realizado pela família do agricultor. Todo o trabalho feito na plantação é executado pelos pais, mães, filhos, avós, primos, todos membros do mesmo núcleo familiar.
Geralmente, a maior parte do que é produzido é consumido pela própria família e a comunidade ao entorno, a outra parte é vendida para garantir o sustento familiar.
A agricultura familiar tem baixa produtividade e utiliza de métodos e técnicas tradicionais, sem o emprego de muito maquinário. Também pode ser chamada de agricultura de subsistência, pois a produção agrícola tem como finalidade a sobrevivência do agricultor e sua família.
Agricultura orgânica
Também conhecida como agricultura biológica, a agricultura orgânica é a produção sem a utilização de agrotóxicos, para obter produtos mais saudáveis, naturais e com maior durabilidade. Em muitos casos, a agricultura está intimamente relacionada com a agricultura sustentável.
Agricultura comercial
A agricultura comercial é a realizada visando vendas e lucro. Normalmente, é feita em grandes propriedades de terra, o cultivo é em monocultura, tem alta produtividade e é extremamente mecanizada. No Brasil, a maioria das vendas também é destinada para o mercado exterior.
Saiba mais sobre o que é a agropecuária e a pecuária.