Significado de Agropecuária

O que é Agropecuária:

Agropecuária é o estudo, teoria e prática da agricultura e da pecuária, em uma relação de reciprocidade. É uma das áreas do setor primário responsável pela produção de bens de consumo.

A agropecuária é uma atividade exercida, principalmente, por pequenos produtores, que unem as técnicas da agricultura - cultivo de plantas e hortaliças - com a pecuária, que é criação de animais (gado, suínos, aves, equinos e etc).

É através da agropecuária que são obtidos alguns dos produtos essenciais para o cotidiano da vida em sociedade, como carnes, legumes e outras substâncias de origem animal e vegetal. Exemplo: ovos, leite, manteiga, cereais, grãos (arroz e feijão, por exemplo), entre outros.

Além dos bens de consumo para o ser humano, a agropecuária também é responsável pela produção de matérias-primas utilizadas na confecção de cosméticos, remédios, combustíveis e demais produtos de grande importância para a vida moderna.

O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é composto, entre outros elementos, pelos valores obtidos na produção agropecuária.

Os agropecuaristas (produtores que praticam a agropecuária) utilizam meio tradicionais para o manejo do trabalho, com técnicas de cultivo e criação que são passadas através das gerações.

No entanto, atualmente, as novas tecnologias começam a marcar presença nos espaços rurais. Na agropecuária, por exemplo, o uso de máquinas e veículos que auxiliam e agilizam o processo de plantação, colheita ou manejo da agricultura e pecuária são cada vez mais comuns.

Para classificar os sistema agropecuários que ainda utilizam técnicas tradicionais de produção e os que integram as tecnologias para o manejo do trabalho, surgiram as seguintes subdivisões: extensiva, intensiva com mão de obra e intensiva.

  • Agropecuária extensiva: ausência de tecnologia, baixa produtividade e mão de obra totalmente familiar.
  • Agropecuária intensiva com mão de obra: ausência de tecnologia, baixa produtividade, mas com muitos trabalhadores. É uma prática em áreas subdesenvolvidas.
  • Agropecuária intensiva: muita tecnologia e pouca mão de obra, além de ter índices de produtividade bastante elevados. É uma prática em áreas desenvolvidas.

Agropecuária no Brasil

A agropecuária brasileira é um dos principais motores para o PIB nacional, representando cerca de 8% do Produto Interno Bruto do país, além de ser considerada a primeira atividade econômica desenvolvida no Brasil.

A agropecuária no Brasil produz emprego para aproximadamente 10% da população, de acordo com o Censo Agropecuário. A mesma estatística aponta que a maioria dos agropecuaristas do país utilizam mão de obra familiar. No total, o Brasil possui 330 milhões de hectares destinados para a agropecuária, sendo que, grande parte é divido entre os pequenos e médios produtores.

Agropecuária e Pecuária

A agropecuária é um conjunto formado entre as práticas da agricultura (cultivo de plantas) e da pecuária (criação de animais). O trabalho realizado em sintonia e reciprocidade entre estes dois ramos da atividade rural, forma a agropecuária.

Por sua vez, a pecuária, como dito, destina-se apenas ao manejo e criação de animais (gados, aves, suínos, equinos e etc).

Data de atualização: 22/12/2014.