Agropecuária
Agropecuária é o estudo, teoria e prática conjunta da agricultura e da pecuária. Faz parte do setor primário da econômica, responsável pela produção alimentos e matérias-primas para a indústria.
É a atividade que une técnicas de cultivo de plantas e hortaliças (agricultura) com a criação de animais, como gado, porcos, aves e cavalos (pecuária).
É através da agropecuária que são obtidos alguns dos produtos essenciais para a vida humana, como carnes, legumes, roupas e outras substâncias de origem animal e vegetal. Por exemplo: ovos, leite, manteiga, mel, cereais, grãos (arroz, feijão, soja) e vestimentas de algodão, lã ou couro.
Os agropecuaristas (quem pratica a agropecuária) também produzem as matérias-primas utilizadas na indústria, seja na confecção de cosméticos, remédios ou combustíveis, produtos de grande importância para a vida moderna.
Tipos de agropecuária
A agropecuária pode ser dividida conforme as técnicas e tecnologias utilizadas. Os pequenos agropecuaristas, geralmente, usam meios tradicionais, com técnicas de cultivo e criação passadas através das gerações.
Entretanto, existe uma tendência de mecanização da produção no campo, o uso de máquinas e veículos que auxiliam e agilizam o processo de plantação, colheita ou manejo dos animais são cada vez mais comuns. Porém, ainda são mais presentes nas grandes propriedades.
Para classificar os sistemas agropecuários que utilizam técnicas tradicionais de produção e os que integram as tecnologias, foram feitas as seguintes subdivisões da agropecuária:
- Agropecuária extensiva: ausência de tecnologia, baixa produtividade e mão de obra totalmente familiar.
- Agropecuária intensiva com mão de obra: ausência de tecnologia, baixa produtividade, mas com muitos trabalhadores. É uma prática em áreas subdesenvolvidas e emergentes.
- Agropecuária intensiva: muita tecnologia e pouca mão de obra, além de ter índices de produtividade bastante elevados. É uma prática em áreas desenvolvidas.
Diferença entre agropecuária e pecuária
A agropecuária é o conjunto formado entre as práticas da agricultura (cultivo de plantas)e da pecuária (criação de animais). O trabalho realizado em sintonia e reciprocidade entre estes dois ramos da atividade rural, forma a agropecuária.
Por sua vez, a pecuária, como dito, destina-se apenas ao manejo e criação de animais (gados, aves, suínos, equinos e outros). Assim como a agricultura se dedica exclusivamente ao cultivo de plantas.
Saiba mais sobre a pecuária e a agricultura.
Agropecuária no Brasil
A agropecuária é um setor de relevância econômica e histórica para o Brasil. Além de ser considerada uma das primeiras atividades exercidas no território, ainda hoje tem um papel fundamental da constituição do PIB brasileiro.
O PIB é o produto interno bruto, ou seja, a soma de todos os serviços e bens produzidos em um país em determinado período. Em 2022, o agronegócio (do qual a agropecuária está faz parte) foi o responsável por quase 25% do PIB nacional.
A importância do setor na economia é evidente com a existência da Embrapa, empresa pública criada em 1973, responsável pela criação de inovação, tecnologias e conhecimentos para a agropecuária brasileira. O Brasil também possui um ministério específico para regulamentar e gerir o setor, o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Apesar de fazer parte de um setor rico, a maioria dos agropecuaristas brasileiros são pequenos produtores rurais, que trabalham em regime familiar e não têm altos rendimentos.
Os altos valores do setor, que influenciam diretamente no PIB, estão relacionados com grandes produtores rurais. Eles produzem para a exportação, geralmente em regime de monocultura (cultivo de um tipo de produto) e em latifúndios (grande propriedades de terra).
Segundo dados do IBGE, de 2017, os pequenos agropecuaristas têm perdido espaço para os grandes produtores, o estudo realizado apontou a tendência de um aumento do percentual de terras sob a posse de número menor de agropecuaristas. Também foi verificado um crescimento na mecanização da produção brasileira.
Veja mais sobre: agronomia.