Significado de Aliteração

O que é Aliteração:

Aliteração é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que caracteriza a repetição consecutiva de sons consonantais idênticos ou parecidos, principalmente em versos e frases.

Um exemplo comum do uso da aliteração são os populares “trava-línguas”. A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia.

Exemplo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma” ou “Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes”.

As aliterações são caracterizadas por serem repetições harmoniosas e ritmadas. Por este motivo, é considerada uma das figuras de linguagem mais exploradas pelos poetas do simbolismo, com destaque para João da Cruz e Sousa, um dos precursores deste movimento artístico literário no Brasil.

Sendo um recurso estilístico, a aliteração é usada principalmente para criar um ritmo continuo ao texto, além de um efeito sonoro que intensifique a mensagem transmitida.

Aliteração e Assonância

Com um significado semelhante à aliteração, a assonância consiste na repetição consecutiva da vogal tônica em determinada frase.

A principal diferença entre a aliteração e a assonância é que a primeira está relacionada com a repetição das consoantes, enquanto que a última consiste na repetição de sons vocálicos (vogais) idênticos.

Exemplo: “Sou um mulato nato no sentido lato, mulato democrático do litoral” (Sugar Cane Fields Forever, Caetano Veloso).

Exemplos de aliteração

"Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas."

(Violões que Choram, poema de Cruz e Sousa).

Saiba mais sobre o significado das Figuras de Linguagem.

Data de atualização: 15/07/2016. O significado de Aliteração está na categoria: Língua Portuguesa