Significado de Silepse

O que é uma Silepse:

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

Silepse pode ser caracterizada enquanto uma figura de linguagem de construção, em que a palavra ou expressão empregada tem a concordância associada à conotação da frase. Não quer dizer que está errado, em termos gramaticais, é apenas um recurso estilístico.

Saiba mais sobre as figuras de linguagem.

As silepses podem ser divididas em três tipos, dependendo da concordância:

Silepse de pessoa

A silepse de pessoa ocorre quando o verbo da frase não faz a concordância esperada com o sujeito expresso, e sim com um sujeito oculto na sentença.

Exemplo de silepse de pessoa:

"Nos anos 80, os brasileiros tínhamos receio de investir no mercado".

O tínhamos está na primeira pessoa do plural, concordando com a ideia de um "nós" oculto, enquadrando o autor da frase entre "nós, os brasileiros". Enquanto que a escrita padrão seria "tinham", na terceira pessoa do plural.

Silepse de gênero

A silepse de gênero ocorre quando há diferença entre o emprego do feminino e do masculino nos adjetivos relacionados ao sujeito. 

Exemplo de silepse de gênero:

"Ele contava os dias para chegar à sua amada Belo Horizonte".

Sua amada está no feminino e concorda com "a cidade de Belo Horizonte", enquanto poderia ser "seu amado Belo Horizonte", já que o termo "Belo Horizonte" seria masculino.

Silepse de número

A Silepse de Número acontece quando o verbo concorda com o sujeito oculto no singular ou plural, mas que é diferente do sujeito que consta na frase. 

Exemplo de silepse de pessoa:

"A fome chegou ao grupo e atacaram logo o buffet".

O grupo é singular e a concordância seria "o grupo atacou", mas como se trata de uma coletividade poderia ter o termo "todos" que requer o uso do plural "atacamos".

Veja também:

Data de atualização: 15/11/2016.