12 exemplos de metáforas e seus significados

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Uma metáfora é uma figura de linguagem que descreve um objeto ou uma qualidade de uma maneira não literal, e ajuda a explicar uma ideia geral sobre algo ou alguém.

A metáfora compara dois termos ou ideias diferentes com base em uma semelhança entre eles. É utilizada para transmitir ideias de forma mais impactante, expressiva e criativa, ao criar uma associação simbólica entre os elementos, visando transmitir uma mensagem mais profunda e complexa.

As metáforas são amplamente utilizadas na literatura, publicidade e comunicação em geral. É um recurso estilístico que pode criar imagens poderosas e vívidas na mente do leitor ou ouvinte. Vejamos a seguir 12 exemplos de metáforas.

1. Suas lágrimas eram um rio escorrendo por suas bochechas.

Como não é possível comparar a quantidade de água de um rio com a de uma lágrima, a metáfora acima é uma maneira criativa de dizer que a pessoa estava chorando muito.

A interpretação literal de uma metáfora seria, muitas vezes, incoerente, como no exemplo descrito acima.

2. A casa deles era uma prisão

Nesta frase, é possível compreender que a casa à qual a frase se refere funcionava em um regime sem liberdade, ou com o clima ruim, em que as pessoas eram presas, no sentido não literal.

Nesse caso, a casa não é uma prisão em si, mas é dita como tal pelo interlocutor para expressar a falta de liberdade encontrada ali.

3. O seu irmão é um monstro!

Ao dizer isso, a pessoa não desejou afirmar que o irmão é literalmente um monstro. A intenção por trás dessa metáfora é demonstrar que as atitudes do homem são tão ruins e assustadoras como a de um monstro, que na ficção é considerado um personagem ruim.

4. O João é um palhaço

O intuito da mensagem dessa metáfora é demonstrar que João é uma pessoa engraçada, assim como um palhaço.

5. A vida dela é um conto de fadas

Como os contos de fadas são sempre acompanhados de histórias bonitas e felizes, a intenção dessa metáfora é passar a ideia de que a vida da pessoa é boa e perfeita como um conto de fadas.

6. Aquele rapaz é um gato

A ideia dessa metáfora é a de que o rapaz é bonito e elegante, e não literalmente um gato.

7. Seu coração é uma pedra!

Esse é um exemplo de metáfora muito utilizado em romances. O seu objetivo é passar a ideia de que a pessoa que possui o "coração de pedra" é insensível e fria sentimentalmente.

Usa-se a pedra como referência por ela ser considerada um objeto inanimado.

8. Cuidado, essa sua amiga é uma cobra!

As cobras são tidas como animais traiçoeiros. Por isso, quando em alguma metáfora alguém é considerado uma cobra, isso quer dizer que a pessoa a quem se faz referência é traidora e enganadora.

9. Seu relacionamento com o Pedro é um campo de batalha

Um campo de batalha é um lugar de muita tensão e lutas travadas. A metáfora acima faz uma analogia entre essa realidade e a de um relacionamento conturbado, onde ocorrem muitas brigas, discussões e divergências.

10. O seu pai é uma fera!

Quando alguém é considerado "uma fera" em uma metáfora, isso quer dizer que essa pessoa é brava, indomável e difícil de lidar.

Exemplos de metáforas em músicas e poemas

As metáforas ajudam escritores e compositores no momento de descrever criativamente uma observação sobre determinado assunto, objeto ou pessoa.

Essa figura de linguagem também ajuda o leitor a interpretar essas frases e trechos com uma perspectiva diferente da literal, conseguindo entender que aquilo não é literalmente o que diz. Isso acaba por tornar, em alguns casos, a leitura mais divertida e interessante.

11. Música "Fogo e Paixão",

"Você é luz, é raio, estrela e luar.
Manhã de sol, meu iá iá, meu iô iô."

Nesse trecho da música "Fogo e Paixão", do cantor Wando, é possível observar a metáfora usada pelo compositor para transmitir a mensagem do que a pessoa a quem ele faz referência significa para ele.

É claro que não se pode comparar qualquer pessoa a esses grandes fenômenos e elementos da natureza. Porém, ao se referir à pessoa amada usando essas palavras, o compositor transmite claramente a ideia do tamanho da importância.

12. Poema Coração de Pedra

"Oh, quanto me pesa
este coração, que é de pedra!
Este coração que era de asas
de música e tempo de lágrimas.

Mas agora é sílex e quebra
qualquer dura ponta de seta.

Oh, como não me alegra
ter este coração de pedra!"

Trecho do poema Coração de Pedra - Cecília Meireles.

Com essa metáfora, Cecília quis representar como o seu coração e seus sentimentos, que antes eram leves, foram mais pesados e tiraram a alegria dela.

Para isso, ela utiliza a metáfora dizendo que seu coração é uma pedra, ou seja, algo completamente inanimado.

Bibliografia:

  • BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
  • GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Figuras de Linguagem: Teoria e Prática. São Paulo: Atual, 1988.

Veja também:

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar