Exemplos de metáforas

Carla Muniz
Revisão por Carla MunizProfessora licenciada em Letras

Uma metáfora é uma figura de linguagem que descreve um objeto ou uma qualidade de uma maneira não literal, e ajuda a explicar uma ideia geral sobre algo ou alguém.

Exemplo:

Suas lágrimas eram um rio escorrendo por suas bochechas.

Como não é possível comparar a quantidade de água de um rio com a de uma lágrima, a metáfora acima é uma maneira criativa de dizer que a pessoa estava chorando muito.

A interpretação literal de uma metáfora seria, muitas vezes, incoerente, como no exemplo descrito acima.

A casa deles era uma prisão

Nesta frase, é possível compreender que a casa à qual a frase se refere funcionava em um regime sem liberdade, ou com o clima ruim, em que as pessoas eram presas, no sentido não literal.

Nesse caso, a casa não é uma prisão em si, mas é dita como tal pelo interlocutor para expressar a falta de liberdade encontrada ali.

O seu irmão é um monstro!

Ao dizer isso, a pessoa não desejou afirmar que o irmão é literalmente um monstro. A intenção por trás dessa metáfora é demonstrar que as atitudes do homem são tão ruins e assustadoras como a de um monstro, que na ficção é considerado um personagem ruim.

O João é um palhaço

O intuito da mensagem dessa metáfora é demonstrar que João é uma pessoa engraçada, assim como um palhaço.

A vida dela é um conto de fadas

Como os contos de fadas são sempre acompanhados de histórias bonitas e felizes, a intenção dessa metáfora é passar a ideia de que a vida da pessoa é boa e perfeita como um conto de fadas.

Aquele rapaz é um gato

A ideia dessa metáfora é a de que o rapaz é bonito e elegante, e não literalmente um gato.

Seu coração é uma pedra!

Esse é um exemplo de metáfora muito utilizado em romances. O seu objetivo é passar a ideia de que a pessoa que possui o "coração de pedra" é insensível e fria sentimentalmente.

Usa-se a pedra como referência por ela ser considerada um objeto inanimado.

Cuidado, essa sua amiga é uma cobra!

As cobras são tidas como animais traiçoeiros. Por isso, quando em alguma metáfora alguém é considerado uma cobra, isso quer dizer que a pessoa a quem se faz referência é traidora e enganadora.

Seu relacionamento com o Pedro é um campo de batalha

Um campo de batalha é um lugar de muita tensão e lutas travadas. A metáfora acima faz uma analogia entre essa realidade e a de um relacionamento conturbado, onde ocorrem muitas brigas, discussões e divergências.

O seu pai é uma fera!

Quando alguém é considerado "uma fera" em uma metáfora, isso quer dizer que essa pessoa é brava, indomável e difícil de lidar.

Exemplos de metáforas em músicas e poemas

As metáforas ajudam escritores e compositores no momento de descrever criativamente uma observação sobre determinado assunto, objeto ou pessoa.

Essa figura de linguagem também ajuda o leitor a interpretar essas frases e trechos com uma perspectiva diferente da literal, conseguindo entender que aquilo não é literalmente o que diz. Isso acaba por tornar, em alguns casos, a leitura mais divertida e interessante.

Algumas músicas e poemas famosos possuem exemplos claros de metáfora.

Música

"Você é luz, é raio, estrela e luar.

Manhã de sol, meu iá iá, meu iô iô."

Nesse trecho da música "Fogo e Paixão", do cantor Wando, é possível observar a metáfora usada pelo compositor para transmitir a mensagem do que a pessoa a quem ele faz referência significa para ele.

É claro que não se pode comparar qualquer pessoa a esses grandes fenômenos e elementos da natureza. Porém, ao se referir à pessoa amada usando essas palavras, o compositor transmite claramente a ideia do tamanho da importância.

Poema

"Oh, quanto me pesa

este coração, que é de pedra!

Este coração que era de asas

de música e tempo de lágrimas.

Mas agora é sílex e quebra

qualquer dura ponta de seta.

Oh, como não me alegra

ter este coração de pedra!"

Trecho do poema Coração de Pedra - Cecília Meireles.

Com essa metáfora, Cecília quis representar como o seu coração e seus sentimentos, que antes eram leves, passaram a ser mais pesados e tiraram a alegria dela.

Para isso, ela utiliza a metáfora dizendo que seu coração é uma pedra, ou seja, algo completamente inanimado.

Veja também outros significados:

Data de atualização: 16/10/2019.

Carla Muniz
Revisão por Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002.