Significado de Antologia

O que é uma Antologia:

Antologia é o conjunto formado por diversas obras (literárias, musicais ou cinematográficas, por exemplo) que exploram uma mesma temática, período ou autoria.

Na literatura, por norma, as antologias são formadas por diferentes textos (prosas ou versos) que são organizados dentro de um único volume, formando uma coletânea (coleção) de obras que abrangem um tema, período histórico ou autor específico.

Por exemplo, uma antologia poética consiste na reunião de vários poemas diferentes num único livro que, normalmente, são selecionados individualmente pelo autor.

No entanto, como já foi previamente explicado, uma antologia poética ainda pode apresentar a junção de poemas e poesias de diferentes autores, desde que estas abordem um tema em comum, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de Poema e o significado de Poesia.

A primeira antologia que se tem registro é de autoria do poeta grego Meléagro. No entanto, até meados do século XVIII a palavra "antologia" não era utilizada para se referir às coleções de textos literárias, mas sim termos como "florilégio", "romanceiro", "silvas" ou "flores".

No âmbito da botânica, uma antologia é a coleção de diversas flores selecionadas individualmente, sendo estas cuidadosamente analisadas. Em outras palavras, a antologia pode ser interpretada como o "estudo das flores".

Aliás, etimologicamente, a palavra antologia se originou a partir do grego anthologias, que quer dizer "coleção de flores".

Data de atualização: 15/03/2017.