Significado de Temática

O que é Temática:

Temática é um adjetivo que se refere ao assunto que se quer provar ou desenvolver em uma obra literária. Temática significa o mesmo que assunto, tema, tópico, objeto, teor, etc.

Temática é o conjunto de temas de qualquer obra de teor artístico. Na área de teatro, cinema e televisão, temática é o argumento, o enredo, a trama, o contexto etc.

Temática é a ideia predominante de um texto acadêmico, de informação jornalística, técnico, literário etc. É a ideia central, bem definida, simples ou complexa, desenvolvida de forma clara, para o bom entendimento do leitor.

O gênero de narrativa denominado saga, relata lendas onde as temáticas são as aventuras de personagens famosos. A Saga do Crepúsculo, uma série de livros de romance e fantasia da escritora americana Stephanie Meyer, é uma obra que aborda o universo dos vampiros e otras criaturas lendárias, e tem como uma das principais temáticas o relecionamento e as aventuras de Bella Swan e Edward Cullen.

Área temática

Uma área temática é a área de atuação de determinados seguimentos da sociedade, por exemplo, as ONGS são Organizações não Governamentais, que atuam em diversas áreas, desenvolvendo trabalhos dentro das mais variadas temáticas, como educação, profissionalização, crianças e adolescentes, doenças como a AIDS, meio ambiente, ecologia, direitos humanos, povos indígenas etc.

Data de atualização: 11/02/2014. O significado de Temática está na categoria: Geral